7 Maneiras que o Excesso de Sal Afeta o Corpo

Por: Helena Pavão
Atualizado em 19/01/2015

Consumir sal em excesso pode provocar imensos problemas ao nível da saúde a longo prazo. Veja aqui o que o excesso de sal pode provocar ao corpo e porque é que diminuir a ingestão diária de sal pode beneficiar em muito a sua saúde.

Inchaço

Quando consome muito sódio, o corpo começa a reter o excesso de líquido. Por sua vez, este excesso de líquido faz com que se sinta mais inchada, porque tem mais líquido dentro de si do que de costume.

Pressão arterial

A retenção de líquidos aumenta a pressão arterial. Na verdade, estudos comprovam que existe uma relação direta entre o consumo de sal e a pressão arterial. Estudos comprovam que a redução de 4,6 grama de ingestão diária de sal (que é igual a cerca de 1.840 miligramas de sódio) ajuda a diminuir a pressão arterial em geral. Em outras palavras, quanto mais sódio que consumir, maior será a sua pressão arterial.

Saúde cardiovascular

Estudos também descobriram que a pressão arterial elevada pode, por sua vez, elevar o risco de acidente vascular cerebral.

Desejo pelo salgado

Se consumir sal em excesso, o seu paladar pelo salgado tende a aumentar o seu desejo por alimentos mais salgados. As pessoas podem desenvolver uma preferência por sal ao longo do tempo, se o consumirem em demasia. Em vez de sal, opte por temperos mais saudáveis, como ervas frescas e outro género de alternativas naturais ao sal para satisfazer o seu desejo pelo salgado, sem ter que aumentar a ingestão do sal.

Rins

A pressão arterial mais elevada também pode levar à insuficiência renal, uma vez que o aumento da pressão arterial coloca uma pressão adicional nas artérias que conduzem ao rim. Estudos comprovam que quem tinha uma doença renal crónica teve melhorias da função renal com a diminuição de ingestão do sal.

Cérebro

Quando a pressão arterial aumenta, esta também pode levar a problemas cerebrais. Uma dieta rica em sal e sedentarismo tendem a diminuir as capacidades cognitivas na velhice.

Coração

Estudos concluem que a ingestão elevada de sódio está diretamente ligada à doença cardiovascular e que o excesso de sal na alimentação dobra o risco de doenças cardiovasculares em diabéticos.