7 Benefícios da Beringela para a Saúde

Por: Helena Pavão
Atualizado em 02/12/2014

Geralmente servida cozida ou assada ou até mesmo grelhada, a beringela é um fruto muito usado na culinária. Rica em inúmeros nutrientes benéficos e baixa em calorias, a beringela é um fruto extremamente saudável para uma dieta equilibrada. Aprenda aqui porque é que deve incluir a beringela para uma alimentação saudável.

Nutrientes essenciais

A beringela é rica em ferro, cálcio e outro minerais, sendo uma boa fonte de nutrientes essenciais necessários para o corpo.  Também é rico em determinados fitonutrientes que ajudam a melhorar a circulação sanguínea e o cérebro. Dica: esse tipo de nutrientes tende a estar mais concentrado na casca da beringela, por isso convém aproveitá-las nas refeições.

Fibras

Ricas em fibras, o consumo de beringela ajuda a proteger o trato digestivo. Na verdade, se consumir regularmente beringela, pode ajudar a proteger contra o cancro do cólon.

Dieta

Como a beringela é extremamente baixa em calorias (cerca de 35 calorias por chávena), é uma boa opção alimentar numa dieta. A beringela não contém gordura e é rica em fibras, o que ajudará a sentir-se saciada.

Diabetes

Estudos comprovam que a beringela, devido ao seu elevado teor em fibras e ao baixo teor em carbohidratos solúveis, ajuda a equilibrar e a controlar os diabetes.

Colesterol

As beringelas têm um papel essencial no cuidado com o coração. Estudos demonstram que ajudam a reduzir o “mau” colesterol. Dica: evite fritar a beringela, pois esta tende a absorver quantidades elevadas de gordura, tornando-se num alimento prejudicial. O ideal é assar ou cozer a beringela para obter todos os seus benefícios.

Pressão arterial

Para além de ser ótima contra o colesterol, a beringela é rica em bioflavonóides, que ajudam a controlar a pressão arterial e a aliviar o stress

Vasos sanguíneos

O consumo regular da beringela ajuda a prevenir coágulos no sangue, graças à presença de vitamina K e de bioflavonóides, que fortalecem os vasos sanguíneos.