5 Razões para Não Consumir Descafeinado

Por: Helena Pavão
Atualizado em 22/02/2015

Se bebe descafeinado com frequência e sofre de azia ou dores nas articulações, então poderá estar a experienciar os efeitos secundários do descafeinado. Apesar de ser uma boa maneira de controlar a ingestão de cafeína, existem bastantes efeitos secundários relacionados com o descafeinado. Veja aqui quais.

Descafeinado

O descafeinado é preparado através da extração da cafeína do café. No entanto, convém lembrar que o descafeinado não é totalmente isento de cafeína. A descafeinação é um processo simples que remove cafeína dos grãos de café. Uma chávena de descafeinado contém 2 a 5 miligramas de cafeína. Por outro lado, uma chávena de café normal, contém entre 60 a 150 miligramas de cafeína.

Complicações cardiovasculares

O descafeinado tem alguns efeitos secundários que podem ser fatais. Estudos demostram que o descafeinado aumentam o risco de ataques cardíacos. Este tende a aumentar os níveis de colesterol LDL, que em última análise a torna susceptível a doenças cardíacas, ataques e falhas de coração. Reduzir a ingestão de descafeinado vai ajudar a controlar os níveis plasmáticos de homocisteína e a prevenir problemas coronários.

Densidade óssea

O descafeinado também interfere com a densidade óssea. De acordo com vários estudos, os minerais ósseos têm um efeito alcalinizante da acidez metabólica crónica. Quando os níveis de acidez são altos no corpo, isto origina uma redução do cálcio e ao esgotamento do mineral. Por outras palavras, o descafeinado torna-a susceptível a osteoporose ou outras doenças ósseas relacionadas.

Colesterol

O descafeinado também aumenta os níveis de colesterol no corpo. De acordo com alguns estudos, o descafeinado pode aumentar os níveis de apolipoproteína B no organismo, que é um dos componente do colesterol.

Artrite reumatóide

O descafeinado também a torna susceptível à artrite reumatóide. De acordo com um estudo recente, beber cerca quatro chávenas de descafeinado por dia aumenta o risco de desenvolver esta doença. Por outro lado, se beber três chávenas de chá por dia, isso ajuda a diminuir a possibilidade de desenvolver artrite.

Acidez

O café é altamente ácido por natureza. O descafeinado pode causar ainda mais acidez do que o normal. Também pode provocar refluxo gastroesofágico. A sua capacidade para causar hiperacidez pode conduzir a um maior risco de desenvolvimento de úlceras. Por esta razão, se sofre de úlceras estomacais, evite o descafeinado.