3 Dicas para Aplicar o Corretor de Cor

Por: Helena Pavão
Atualizado em 10/02/2015

Muitas vezes, tratar das olheiras e das manchas indesejáveis por si só não é suficiente. A maquilhagem acaba por ser uma ótima alternativa para melhorar a aparência da pele, disfarçando por completo essas pequenas imperfeições. Se estiver a disfarçar uma vermelhidão ou olheiras, poderá necessitar de usar mais um corretor de cor do que um corretor normal. Veja aqui como como usar o corretor de cor para obter um resultado mais natural. 

Corretor de cor

Quando queremos disfarçar algumas imperfeições como borbulhas, cicatrizes, pequenas dilatações sanguíneas e olheiras, temos que ter em conta a cor da imperfeição a disfarçar para usar o corretor de cor adequado, de forma a que este neutralize ou corrija totalmente cor. Por exemplo, se as olheiras são azuladas, deve usar um tom pêssego ou alaranjado. Se estas tenderem a ser mais avermelhadas, a cor do corretor a aplicar deve ser o verde. Para saber mais, basta ver aqui quais as cores que deve usar.

Preparação

Mais do que corrigir a cor, as mulheres tendem a queixar-se dos olhos inchados. Os papos debaixo dos olhos podem ter várias origens, desde genética a cansaço. Para eliminar este excesso de fluido, pode seguir algumas dicas desde dormir com a cabeça mais elevada a diminuir o consumo de sal. Se tiver tempo, pode aplicar algo um tratamento frio (não gelado), como, por exemplo, sacos de chá frios ou um bom creme de olhos para conseguir drenar o excesso de líquido e os olhos desincharem. Também convém hidratar corretamente a área, pois isso fará com que a maquilhagem se funda melhor na pele e aguente mais tempo sem o efeito máscara.

Como aplicar?

Ao contrário dos corretores comuns, este tipo de corretor deve ser usado antes da base. A aplicação do corretor deve começar pelo canto interno do olho, pois tende a ser a zona mais escura, e depois, com a ajuda do dedo anelar, deve aplicar em direção ao canto externo do olho com suaves batidas. Caso ache que a cobertura da primeira camada não é suficiente, pode voltar a aplicar mais uma camada da mesma forma. Este corretor deve ser aplicado na zona das olheiras, nos cantos do nariz, no canto dos lábios e na zona do queixo. Dica: para obter um olhar mais jovem, aplique o corretor da mesma forma, na pálpebra superior móvel, do canto interno para o externo do olho.

Cores

Aqui pode ver algumas cores mais comuns destes corretores de cor.

  • Lilás/roxo: esta cor tende a neutralizar os tons amarelos do rosto e é ótimo para misturar com a base, para reequilibrar o tom da pele.
  • Pêssego/laranja: esta cor é ótima para os tons azulados. Conferindo uma tonalidade mais quente, funciona lindamente para avivar as peles mais baças e frias. Pode aplicar nas zonas em questão ou misturar diretamente na base para colocar no rosto todo.
  • Verde: para as vermelhidões, como as borbulhas, este tom é o ideal para neutralizar esse tom e tornar a tez uniforme.

Não se esqueça que:

  • Não é a quantidade do produto que faz a diferença, mas sim a forma como o aplica. Daí, a importância de colocar pequenas quantidades para evitar que este se acumule no rosto, dando um aspeto artificial. 
  • Depois de aplicar, funda o corretor com o anelar de forma suave e sempre com pouca pressão. Pode também usar um pincel específico, mas, em geral, o dedo anelar é sempre uma boa opção.
  • Tenha cuidado para não esbater demasiado, senão corre o risco de retirar o produto que acabou de colocar na imperfeição.
  • Se tiver muitas imperfeições para disfarçar, aplique primeiro a base. 
  • Para finalizar, termine com um pouco de pó mineral para ajudar a fixar o produto e termine a maquilhagem.