3 Dicas Caseiras para Criar Champô

Por: Helena Pavão
Publicado em 19/12/2015

Se perde imenso cabelo, apesar de ter cuidado e usar produtos específicos, talvez seja a hora de pensar em trocar de champô para uma versão mais natural. A maioria dos champôs contém ingredientes que limpam, reparam e nutrem, mas, a maioria com o uso regular tende a danificar o cabelo. Pode apostar em versões caseiras de champôs com ingredientes naturais. Aprenda aqui como.

Nozes de saponária

Estas nozes são perfeitas para criar um champô natural suave para limpar sem danificar o cabelo e o couro cabeludo. Coloque algumas nozes de saponária e ferva-as em água (3 copos). Depois drene e use a mistura para limpar as impurezas, o excesso de oleosidade e as células mortas do couro cabeludo. Apesar de não criar tanta espuma como os champôs habituais, tende a limpar com eficácia o cabelo. Se tiver o couro cabeludo seco, adicione uma colher de chá de óleo de coco na mistura antes de usar.

Bicarbonato de sódio

Se tem problemas de caspa, então esta versão com bicarbonato de sódio é a melhor opção. Dilua um champô normal num terço de água e adicione bicarbonato de sódio (1 a 2 colheres de sopa). Misture bem até formar uma consistência cremosa. O bicarbonato de sódio é muito eficaz na esfoliação de pele morta no couro cabeludo e na remoção da caspa e impurezas. O champô é apenas adicionado para o efeito espuma, mas é opcional se se sentir confortável em aplicar o bicarbonato com um pouco de água.

Amla, hibiscus e limão

Se tem propensão para a queda de cabelo, este é a melhor opção. Misture uma mão de amla (groselha verde), folhas de hibiscus e cascas de limão num pouco de água e deixe de molho durante a noite. De manhã, coloque a mistura a ferver até criar uma camada espessa. Retire essa camada e adicione-lhe uma colher de chá de nozes de saponária em pó e uma colher de chá de óleo de jojoba. Misture bem até formar uma pasta cremosa e fica pronto para ser usado. Pode aplicar esta mistura diariamente no cabelo e couro cabeludo para uma limpeza cuidadosa e evitar a queda de cabelo.

Dicas a lembrar

  • Como estas receitas caseiras não têm quaisquer conservantes, estas devem ser preparadas e utilizadas de fresco de cada vez.
  • Ao fazer o champô, eleja óleos moderadamente ricos como o óleo de coco se tem cabelo seco e óleo de jojoba se tem cabelo oleoso.