Vantagens e Desvantagens de Pintar o Cabelo com Henna

Por: Helena Pavão
Atualizado em 02/10/2015

Mudar a aparência, seja para se sentir mais bonita ou parecer mais jovem, é algo que as mulheres em geral gostam de fazer. Uma das maneiras de o fazer é pintando o cabelo. Antigamente, usavam-se ervas e plantas para criar cores diferentes e pintar o cabelo e, apesar de haver uma variedade de produtos disponíveis para pintar o cabelo, estes estão carregados em químicos. Muitas mulheres ainda prefere usar produtos mais naturais. Um destes produtos é a henna. Para além de ajudar a colorar o cabelo, tem outros benefícios como dar hidratação, nutrição, suavidade e brilho ao cabelo. Aprenda aqui quais são as vantagens e desvantagens de usar henna para pintar o cabelo.

Vantagens e desvantagens

Alergias

Henna é insubstituível para quem tem alergia a substâncias químicas e tem cabelos grisalhos. Geralmente, a henna (sem cor) é amplamente utilizada como uma máscara de cabelo rápida e eficiente para recuperar o cabelo danificado e promover o crescimento rápido. Além disso, ajuda a proteger os cabelos contra os raios ultravioletas do sol e da poluição amabiental.

Cor

Hoje em dia o mercado está literalmente cheio de produtos que têm henna, mas apenas alguns deles são de confiança. Muitas empresas vendem produtos com pouca informação sobre os ingredientes utilizados nos mesmos, ou nem colocam todos os ingrediente. A henna natural tinge o cabelo com apenas algumas cores como vermelho-alaranjado, por isso não é possíveil  pintar em tons negros, castanhos ou loiros. A henna natural tem cor verde e um doce cheiro de erva recém-cortada. Para começar suas mãos sobre produtos 100% henna puro verifique primeiro o país que os produz (Israel, Egito e Turquia produzir relativamente henna com boa qualidade, além dos produtos indianos, que são os melhores). 

Coloração

A coloração com henna leva muito tempo para a preparar. Depois de ter conseguido o produto certo, verifique se sabe como usá-la. A quantidade usada depende de quão longo e grosso é o cabelo: para o cabelo curto, geralmente precisa de 100g, para a altura dos ombros - 300g, e 400g a 500g para o cabelo longo.

Preparação

Deve usar uma tigela não metálico para fazer a mistura. Os metais podem resultar em reações químicas proporcionando surpresas desagradáveis na forma de cabelo esverdeado. Tudo o que precisa é água morna ou leite (para evitar a secura) e henna em pó. Em alguns casos, pode querer adicionar um pouco de sumo de limão para eliminar a oleosidade do cabelo, (não é recomendado se tem o couro cabeludo seco). Mexa estes ingredientes cuidadosamente e depois, coloque um pouco de água na superfície da mistura e deixe durante 10 a 12 horas.

Aplicação

Uma vez que a mistura está pronta para usar, mexa e comece a aplicá-la no cabelo seco e lavado da mesma maneira que aplica outras tintas de cabelo -  desde a raiz até às pontas. Certifique-se que não usa um amaciador de cabelo, porque este torna a superfície do cabelo muito lisa para a henna a pegar no fio de cabelo. Ou, pelo menos, tem que esperar uma ou duas horas após a utilização e, só depois, pode começar a pintura com a henna. Depois de aplicar a mistura, colocar uma touca, deve deixar a henna a atuar durante uma a quatro horas, dependendo intensidade da cor que quer. Depois lave a henna do cabelo apenas com água limpa. Use um pouco de condicionador, se necessário.