Tonificar Glúteos

Para tonificar os glúteos, mantendo-os firmes, definidos e livres de celulite, o truque passa por exercitá-los regularmente, sem esquecer a importância de uma alimentação saudável e cuidada.

Para começar a notar resultados, os exercícios localizados são a melhor opção para uns glúteos definidos e firmes. Ao exercitar-se três vezes por semana, estará a tonificar eficazmente esta zona do corpo.

Exercício 1

De quatro no chão, com os cotovelos e os joelhos apoiados, mantenha a coluna alinhada e o pescoço afastado dos ombros. Comece por elevar uma perna à altura dos glúteos, direcionando o pé para o teto. Desça a perna lentamente, com os músculos contraídos, e volte à posição inicial. Repita o exercício 15 vezes, em cada perna, ao longo de 3 sessões.

Exercício 2

Deitada de barriga para cima, coloque os braços ao longo do corpo e flita os joelhos. Com os músculos contraídos, eleve as ancas o máximo possível, mantendo os ombros, braços e pés assentes no chão. À medida que se eleva, contraia os glúteos e mantenha por alguns segundos. Faça 3 séries de 20 repetições.

Exercício 3

Para este exercício, irá necessitar de um apoio, como um degrau ou step. De pé, comece por apoiar uma perna no step, simulando a subida do degrau e elevando o joelho até à altura do tronco. Desça e suba com a outra perna, sempre com os abdominais e glúteos contraídos. Repita o exercício de subida e descida, a um ritmo regular, durante 3 séries de 15 repetições.

Dicas para Tonificar os Glúteos

  • Faça pequenas alterações no seu dia-a-dia, como trocar o elevador pelas escadas, ou estacionar o carro mais longe para fazer uma pequena caminhada.
  • Quando estiver sentada por demasiado tempo, especialmente no trabalho, faça pausas de hora em hora, estique-se e faça alguns exercícios de agachamentos, para que a circulação fique ativada.
  • Também a alimentação tem um papel de grande importância no processo de tonificação do corpo. Para obter os melhores resultados, aposte nos grelhados, nas frutas e nos vegetais, deixando de lado as gorduras e os doces.
  • Beba diariamente entre 1 a 2 litros de água, para manter o corpo hidratado e livre de toxinas.
  • Para complementar os resultados do exercício físico e de uma alimentação saudável, faça uso dos cremes e loções tonificantes, que irão ajudar a combater a celulite e a flacidez.

Saiba, também, como tonificar a barriga e o resto do corpo.

Atualizado em 23/07/2013