Soja: Quais os Alimentos Mais Ricos?

Por: Helena Pavão
Publicado em 30/10/2014

Alimentos de soja integrais oferecem muitos benefícios nutricionais. Estes são ricos em proteínas, tem um teor baixo de gordura saturada e sem colesterol. Além disso, estes são extremamente ricos em vitaminas e minerais. Veja aqui quais são os alimentos integrais ricos em soja que deve consumir.

Benefícios

Para garantir que beneficia em pleno das propriedades da soja deve consumir alimentos de soja integrais, como, por exemplo, a soja verde, o tofu, o leite e grãos de soja. Evite alimentos processados de soja que tendem a ser menos ricos ao nível dos componentes nutricionais da soja.

  • Excelentes fontes de proteína magra: ajudam a perder e a manter o peso e a aumentar a massa muscular magra.
  • Reduzida em gordura saturada e sem colesterol: ajuda a reduzir os níveis de colesterol, a melhorar a saúde do coração e a manter os níveis de açúcar no sangue. Boa opção para a prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e diabetes do tipo 2.
  • Rica em isoflavonas: ajuda a aumentar a densidade óssea e a prevenir a osteoporose.
  • Folato e vitaminas B16 e B12: ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, a nutrir o couro cabeludo e a incentivar a produção da serotonina (neurotransmissor responsável pelo humor).
  • Cálcio, magnésio e potássio: sais minerais que, em conjunto, ajudam a reduzir a pressão arterial. 
  • Excelente fonte de ferro: ajuda a manter o cabelo e as unhas saudáveis.

Tofu

O tofu é um alimento de soja criado através da coagulação do leite de soja e é muito usado como substituto da carne na alimentação vegetariana. É uma boa opção proteíca para a perda e o controlo de peso,para a prevenção e o tratamento de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Ajuda a reduzir a pressão arterial e manter os ossos saudáveis. Tal como outros alimentos de soja, o tofú contém isoflavonas, fitoestrogénios que podem ajudar a aumentar a densidade óssea e, assim, reduzir o risco de osteoporose, especialmente em mulheres na menopausa. 

Soja verde

É uma boa fonte de  hidratos de carbono de alta qualidade e proteína magra, o que os torna um bom alimento para desfrutar, principalmente se está a tentar perder peso ou se corre risco de doença cardiovascular ou diabetes tipo 2. Rico em ómega 3 e ácido fólico, este ajuda a proteger contra a artrite e perda de memória, moderar o humor e manter os olhos, a pele e o cabelo saudáveis. O cálcio, magnésio e potássio na soja verde ajuda a manter os ossos fortes, a reduzir a pressão arterial e aliviar os sintomas da SPM. 

Batatas fritas de soja 

Batatas fritas de soja são uma alternativa às batatas fritas e são geralmente feitas a partir de farinha de soja. Ao contrário da maioria dos lanches, as batatas fritas de soja oferecem uma boa quantidade de proteína, o que os torna num alimento substancial. 

Farinha de soja

Uma espécie de farinha rica em proteínas feita a partir de grãos de soja torrados, a farinha é uma alternativa sem glúten à farinha de trigo. Assim como outros produtos de soja, farinha de soja contém isoflavonas, fitoestrógenos que podem ajudar a aumentar a densidade óssea e, assim, reduzir o risco de osteoporose, especialmente em mulheres na menopausa. 

Leite de soja

Tradicionalmente feito de soja madura prensadas e misturada com água, o leite de soja é um bom substituto para o leite de vaca, principalmente para quem é intolerante à lactose. A maioria das marcas são enriquecidos de forma a conter a mesma quantidade de cálcio e vitamina D, que o leite de vaca.

Grãos de soja

Criados a partir de grãos integrais de soja cozidos ou torrados, são um ótimo lanche. Tal como os outros alimentos integrais de soja, são uma boa fonte de proteína, isoflavonas, fitoestrogénios e manganês.

Iogurte de soja

Tal como o leite, o iogurte de soja é um bom substituto do iogurte de vaca, principalmente se é intolerante à lactose. A maioria das marcas são enriquecido de forma a conter a mesma quantidade de cálcio que o iogurte feito de leite de vaca.

Tempeh

Criado a partir da fermentação dos grãos de soja, o tempeh tem um sabor salgado e uma textura firme, sendo usado como substituto da carne na alimentação vegetariana. Tal como os outros alimentos de soja, o tempeh é rico em proteínas, fibras e gorduras saudáveis.