Rotina Física: 4 Dicas para Exercícios Físicos Simples

Por: Helena Pavão
Publicado em 06/08/2014

O mundo do fitness cada vez mais oferece uma imensa variedade de exercícios, rotinas de treino, aulas para todos os gostos e interesses. Mas, por vezes, o excesso de diversidade também complica, pois torna difícil a escolha dos treinos mais adequados. Antes de definir qualquer tipo de treino a executar, deve pensar quanto tempo, aonde e o que é que quer treinar. Para obter o máximo de rendimento de cada treino veja as nossas dicas.

Um treino curto é melhor do que nenhum

Isto não significa que deva sempre fazer isso, mas a falta de tempo, leva-nos a falhar o treino por acharmos que já não vale a pena ir por tão pouco tempo. A verdade é que até 15 minutos por dia podem mudar, realmente, o corpo, a mente e mantê-la em forma. Mesmo que por pouco tempo vale sempre a pena praticar exercício físico.

Experimente o treino em circuito

Quando não se tem muito tempo, o treino em circuito é uma boa opção para trabalhar bem o corpo, uma vez que permite treinar a parte cardio e a parte muscular. Em geral, a maioria dos ginásios já possuí esse tipo de aulas, mas, se não for esse o caso, pode escolher cinco exercícios e fazer 15 a 20 repetições, sem descansar. No final dos cinco exercícios, pode descansar entre 30 a 60 segundos e depois, repetir o circuito mais duas vezes.

Volte aos exercícios básicos

Apesar de cada vez mais, existirem exercícios alternativos e diferentes, os exercícios mais populares e eficazes são os básicos. Em vez de andar a experimentar algo que não conhece e que não sabe bem se se adequa às suas necessidades, tente os exercícios básicos, como, por exemplo, os agachamentos, as pranchas, as flexões, abdominais, entre outros. Para além de conseguir trabalhar o que precisa, estará mais propensa a fazê-los corretamente, uma vez que já os conhece melhor.

Contrate alguém para a manter na linha

Se tiver tempo para o ginásio, mas perder muito tempo a decidir o que vai fazer, mais vale considerar a ajuda de um "personal trainer". Ter um instrutor só para si ajuda a que não tenha que perder muito tempo a planear o treino, como também a vai ajudar a perceber o que é que está a fazer de errado e ajudá-la a executar os exercícios corretamente. Uma vez que saiba como se faz, pode voltar a treinar sozinha.