Protetor Solar

Atualizado em 28/03/2013

Ainda que o uso de protetor solar seja aconselhável durante todo o ano, é nos meses de verão que a sua utilização se torna indispensável, mesmo nos dias de menor exposição.

Para se proteger corretamente dos perigos do sol, é importante que escolha o protetor solar mais adequado às características da sua pele, de modo a evitar problemas como queimaduras, hiperpigmentação, manchas, envelhecimento cutâneo, ou mesmo cancro de pele.

Independentemente do tipo de pele, ninguém está imune ao efeito nocivo dos raios UV, existindo soluções para todos os casos e necessidades, das mais diversas marcas e gamas.

Como Escolher

A escolha do protetor solar deverá ter como base o índice de proteção solar, que irá depender do fototipo da pele e da exposição a que estará sujeita, bem como o tipo de pele, de modo a adequar a textura do produto.

  • Leite – Protetores solares com textura de leite são indicados para as peles mais secas.
  • Spray – Além de ser o tipo de protetor solar mais fácil de aplicar, é indicado para as peles normais.
  • Fluido Extremo – Apresentando uma fórmula mais leve e menos densa, esta é a textura ideal para as peles mistas e oleosas.

De modo a respeitar as necessidades e características da pele, é aconselhável que escolha um protetor solar específico para o rosto e outro para o corpo.

Nas alturas de maior exposição solar, peles mais claras necessitam de protetores solares com índices elevados, enquanto as peles morenas e escuras podem escolher os de proteção média ou baixa.

Como Utilizar

Para uma proteção eficaz, a aplicação do protetor solar deve ser feita de forma uniforme, por todo o rosto e corpo, 30 minutos antes da exposição solar. A aplicação deve ser renovada a cada duas horas e após cada banho.

Para complementar a proteção solar de rosto e corpo, poderá apostar também num bálsamo para lábios, e num spray protetor para cabelos, ambos com SPF.