Porquê Consumir Fibra Todos os Dias?

Por: Helena Pavão
Atualizado em 08/08/2014

Apesar de muitas áreas de nutrição causarem controvérsia, uma dieta rica em fibras não é certamente uma delas. Existem imensos estudos que comprovam os inúmeros benefícios à saúde do consumo de fibras, incluindo como tratamento e prevenção da prisão de ventre, hemorroidas e diverticulose, diminuição dos níveis de colesterol, proteção de determinados tipos de cancro e como ajuda no controlo de peso. Veja aqui os inúmeros benefícios no consumo diário de fibras.

Sistema imunológico

O benefício mais promissor é o papel da fibra na saúde do sistema imunológico. Sabemos que as doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade têm processos inflamatórios subjacentes. A fibra dietética pode desempenhar um papel para modular o sistema imunológico e, por consequência, diminuir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, cancro e obesidade.

Sistema digestivo

Está mais que provado que as fibras contribuem para um sistema digestivo mais saudável. Estudos comprovam que 86% das pessoas com dietas ricas em fibras têm um sistema digestivo saudável. Existem dois tipos de fibras: solúveis e insolúveis. A fibra solúvel transforma-se numa espécie de gel no estômago que atrasa a digestão, ajudando a diminuir, assim, o colesterol e a glicose no sangue. Já a fibra insolúvel permanece intacta até ao cólon, onde ajuda os intestinos a trabalhar melhor e por consequência a eliminar problemas com a prisão de ventre.

Controlo de peso

Comer muito pouca fibra, pode tornar difícil controlar o açúcar no sangue e o apetite, porque a fibra regula a velocidade da digestão e contribui para a saciedade. Isto torna a fibra um alimento perfeito para quem está a tentar perder peso, mas não consegue devido aos "ataques de fome".

Contras

Como tudo na vida, o que é demais faz mal. Comer fibra em exagero pode fazer com que os alimentos em geral passem pelos intestinos muito rapidamente, o que se traduz num diminuição de minerais absorvidos. Também pode originar gase, inchaço e cólicas, principalmente quando a ingestão de fibras é aumentada, drasticamente, de um dia para o outro.

Quantidades

Então, qual é a quantidade que deve consumir? Estudos recomendam que as mulheres com menos de 50 anos de idade devem consumir uma média de 25 gramas de fibra por dia. Já as mulheres com mais de 50 anos devem diminuir para 21 gramas de fibra por dia.

Para saber quais os alimentos mais ricos em fibra, veja também o artigo: Os 4 Alimentos Mais Ricos em Fibras.