Pilates vs Yoga

Fotos de Elido Turco
Atualizado em 23/09/2013

Ambas as práticas são muito semelhantes ao nível dos benefícios para a saúde e das técnicas utilizadas, mas, ainda assim, existem várias diferenças entre pilates e yoga.

O yoga é uma modalidade com milhares de anos, originária da Índia, que estimula a conexão entre o corpo, mente e espírito, através de diferentes movimentos, posturas e exercícios de respiração.

Por sua vez, o pilates é uma técnica que surgiu no século XX, com o objetivo de melhorar e fortalecer o desempenho muscular e a postura.

Confira as principais diferenças e semelhanças entre pilates e yoga.

Diferenças entre Pilates e Yoga

  • O yoga é, acima de tudo, uma filosofia de vida, que se traduz a vários níveis, através da mudança do estilo de vida interno. Essa ideologia não existe no pilates.
  • O pilates cultiva a fortalecimento do corpo, o alongamento da coluna e a definição muscular, enquanto o yoga trabalha, não só o corpo, como a mente e o espírito.
  • Em alguns casos, o pilates pode ser visto como uma terapia para o corpo, enquanto o yoga será uma terapia para a mente e espírito.
  • Muitas vezes, a prática de pilates necessita de ser acompanhada por aparelhos específicos, o que não acontece no yoga.
  • O pilates destina-se mais a quem procura um corpo saudável e uma boa forma física. O yoga, por sua vez, surge como elo entre o interior e o exterior, sendo ideal para quem procura uma sensação de bem-estar e equilíbrio.
  • Estando focado na força do corpo e na forma como este se movimenta, pode dizer-se que o pilates não implica um desenvolvimento espiritual, ao contrário do yoga.
  • Ao contrário do pilates, em que se deve inspirar pelo nariz e expirar pela boca, no yoga toda a respiração deve acontecer ao nível do nariz.

Semelhanças

  • Ambas as práticas fazem bem à mente e ao corpo, ajudando a melhorar a postura e a reduzir os níveis de stress e ansiedade.
  • Através das posições e movimentos combinados, tanto o pilates como o yoga promovem um corpo mais definido, através do desenvolvimento da musculatura (ainda que a diferentes níveis).
  • Ambas as técnicas tendem a ser praticadas no chão, num tapete próprio.
  • Tanto o yoga como o pilates trabalham a respiração e a concentração, que são os pilares de ambas as práticas.
  • São práticas favoráveis para a saúde da coluna. As posições e movimentos do pilates ajudam a fortalecer o abdómen, minimizando as dores nas costas. Já o yoga melhora consideravelmente a postura, eliminando, também, os desconfortos.

Como Escolher?

Yoga

É a escolha ideal para quem procura uma sensação de bem-estar, equilíbrio e paz. Ajudará a reduzir o stress e a ansiedade do dia-a-dia e a potenciar a capacidade de concentração e de auto-observação. É indicado para quem procura relaxamento e desenvolvimento espiritual.

Pilates

Se, por outro lado, pretende ganhar uma maior força muscular, um corpo mais definido e aumentar a flexibilidade, o pilates será uma boa aposta. É também adequado para quem sofre de dores, especialmente de costas, sendo aconselhável para quem está a recuperar de alguma lesão, já que os exercícios podem ser adequados a diferentes necessidades.