Olheiras: Causas e Truques para Disfarçar

Atualizado em 14/02/2015

Além de serem um problema bastante comum, as olheiras são uma das principais preocupações estéticas, especialmente entre as mulheres.

Para combater o aspeto cansado e envelhecido das inestéticas olheiras, é necessário perceber qual a sua origem, para que possa tratá-las da forma mais adequada.

Através de algumas dicas, ficará a saber como combater, tratar e disfarçar as olheiras e as pálpebras inchadas.

Causas das Olheiras

  • Hereditariedade - A propensão genética para as olheiras poderá ditar o seu aparecimento, sendo, nesses casos, mais difícil de combater.
  • Idade - Com o envelhecimento, a espessura da pele do rosto altera-se, tornando-se mais fina, o que deixa as zonas escuras mais visíveis e destacadas.
  • Exposição solar - Ainda que, no início, crie a ilusão de disfarce, a exposição solar faz o organismo produzir melanina, o que acaba por deixar as olheiras mais escuras.
  • Alimentação deficiente - Carências alimentares e problemas como anemia, podem estar na origem do aparecimento de olheiras azuladas.
  • Medicação - Alguns medicamentos podem provocar a dilatação dos vasos sanguíneos, levando à intensificação das zonas mais escuras.
  • Cansaço - O cansaço e as noites mal dormidas são facilmente associados ao aparecimento de olheiras, ainda que, na verdade, não sejam as responsáveis pelo seu aparecimento. A falta de sono leva a uma pele mais pálida, o que acentua as áreas mais pigmentadas.

Corretores de Olheiras

Ainda que não tratem, os corretores de olheiras são a forma mais eficaz de camuflar as olheiras, sendo essenciais no kit de maquilhagem de qualquer mulher. Para que saiba escolher o seu corretor de olheiras, deverá ter em atenção alguns aspetos:

  • A parte mais importante na compra do corretor passa pela escolha da cor, devendo optar por um produto capaz de corrigir a cor das olheiras. No caso de as zonas mais escuras serem azuladas, o corretor deverá ser alaranjado ou bege; para as olheiras castanhas ou esverdeadas, o corretor deverá ser em tons de rosa; para manchas roxas, utilize um produto amarelado.
  • Depois de determinar a cor, deverá escolher o tom mais indicado para a sua pele. O tom do corretor deverá combinar com o seu tom natural de pele, ainda que deva ser ligeiramente mais claro, para iluminar as áreas mais escuras.
  • Poderá optar por um corretor em forma de lápis, stick, pincel ou creme. Independentemente do formato, a aplicação deverá ser o mais suave e delicada possível, já que se trata de uma região bastante sensível.

Aplicar o Corretor de Olheiras