Manicure Passo a Passo

Aprenda a fazer uma manicure passo a passo, para que possa ter as suas unhas sempre bonitas e cuidadas, sem ter de sair de casa.

Como fazer manicure em casa?

Passo 1

Se tiver as unhas pintadas, deverá começar por retirar o verniz, recorrendo ao removedor de verniz. Evite a acetona, pois fragiliza ainda mais as unhas.

Passo 2

Com a ajuda de uma tesoura e uma lima (de preferência de cartão), dê às unhas o formato pretendido, que pode ir do mais arredondado, ideal para quem tem as unhas mais fracas, até ao mais quadrado, com a extremidade limada a direito. Finalize com a parte mais suave da lima, para unhas niveladas e com um acabamento bonito.

Passo 3

Mergulhe as mãos numa taça com água morna, durante alguns minutos. De seguida, retire as impurezas, com a ajuda de uma escova própria para unhas.

Passo 4

Já com as mãos secas, o passo seguinte será cuidar das cutículas. Para isso, deverá utilizar um amolecedor de cutículas, que deverá aplicar em torno de toda a unha, deixando atuar até que as cutículas amoleçam. Após 3 minutos, utilize uma espátula ou pau de laranjeira para empurrar as peles para os lados, evitando sempre removê-las na totalidade, para que não surjam infeções.

Passo 5

Depois de retirar todos os resíduos de produto, é altura de começar a preparar a unha, através da aplicação de uma base fortalecedora, transparente, que ajudará a nutrir e a proteger a unha do verniz, além de potenciar a durabilidade dos produtos usados.

Passo 6

Escolha o verniz que pretende usar e comece por retirar o excesso de produto, passando o pincel na borda do frasco. Aplique uma camada fina na parte central da unha e repita o processo no lado lateral e esquerdo, evitando tocar na pele. Deixe secar totalmente a primeira camada e só depois aplique a segunda.

Passo 7

Com a ajuda do pau de laranjeira, utilize o lado plano para retirar os excessos de verniz. Nos locais mais delicados, utilize a ponta mais fina, onde deverá enrolar fios de algodão embebidos em removerdor de verniz, para retirar até os excessos mais entranhados.

Passo 8

Para ajudar a secar e conferir um aspeto ainda mais brilhante, finalize com a aplicação de um top coat de brilho, que ajudará também a proteger o verniz, aumentando a sua durabilidade e aspeto cuidado.

Vídeo para aprender a fazer manicure em casa

Aprenda a fazer unhas decoradas e unhas de gel.

Atualizado em 01/11/2013