Limpeza de Rosto Ideal para Cada Tipo de Pele

Por: Helena Pavão
Atualizado em 15/02/2015

Se quer uma pele radiante, bonita e saudável, há que ter cuidados com as escolhas que faz. Aprenda aqui os truques para limpar corretamente a pele do rosto de acordo com o seu tipo de pele.

Pele normal

Para este tipo de pele, há que usar sabonetes cremosos, em forma de mousse, para lavagem. A espuma limpa as impurezas e resíduos sem agredir a pele. Basta espalhar na pele húmida e massajar delicadamente. Depois é só enxague com bastante água morna. Tente usar produtos com ingredientes específicos, como, por exemplo, extratos vegetais, óleo de calêndula ou vitamina B5, que ajudam a manter a hidratação perfeita da pele.

Pele oleosa ou mista

A maioria das mulheres possui este tipo de pele e para a limpar, precisa de uma higiene mais seletiva, mas não agressiva. Tente usar sabão em forma de gel, que elimina o excesso de oleosidade e previne o seu aparecimento. As fórmulas em gel para peles mais oleosas proporcionam uma sensação de frescura prolongada e mantêm as bactérias longe do rosto. Aplique na pele húmida, massaje delicadamente e lave com água fria, para ajudar a manter os poros contraídos. Procure produtos específicos, que contenham ingredientes, como, por exemplo, óleos essenciais de menta, lavanda e também o ácido salicílico, que ajudam a controlar a oleosidade em excesso. 

Pele seca ou ressequida

Procure líquidos de limpeza em forma de creme, como os leites de limpeza. São fórmulas extremamente suaves, que retiram as impurezas para o algodão, limpando e protegendo a pele. Espalhe o leite de limpeza na pele seca e massaje com cuidado, evitando a zona dos olhos. Depois, retire com a ajuda de algodão. Não é precisa lavar com água, mas se prefere lave água tépida. Produtos com camomila, alfa bisabolol e aveia ajudam a diminuir a sensação de ardor e irritação da pele. 

Pele sensível ou intolerante

Esse tipo de pele merece um cuidado especial. Os leites de limpeza fluidos e leves são as melhores escolhas, mas os toalhetes para pele sensível também são permitidos, como opção prática. Evite esfregar a pele ao aplicar o produto e evite ao máximo o contacto com a zona dos olhos. Remova com a ajuda de algodão e, se necessário, lave com água morna. Os melhores produtos são aqueles com fórmulas específicas, sem corantes, sem conservantes irritantes (como parabenos) e, de preferência, sem fragrância.