Limonete: Como Plantar

Por: Helena Pavão
Atualizado em 03/06/2014

O limonete é uma planta tipo arbusto que, quando cultivado, tem em média 10 centímetros. Com folhas suaves, verde brilhante, tem um doce e poderoso cheiro a limão. A planta Limonete é, originalmente, da Argentina e do Chile, aonde chega a crescer até aos 50 cm de altura. Em climas temperados, estas plantas têm entre 5 a 10 cm de altura e 5 cm de largura. Nos meses mais quentes, o limonete tende a brotar pequenas flores brancas, às vezes, de tom roxo. Aprenda aqui como cultivar limonete em casa.

Plantar

Para cultivar limonete, basta colocar num vaso com terra rica e uma boa drenagem. Deve ser colocado num local, meio à sombra, meio ao sol. Este tipo de planta exige um local quente e deve ser mantida longe de correntes de ar frio para que não percam as folhas (se mantiver a planta dentro de casa, não perderá a folhagem). Mantenha a terra uniformemente húmida, mas sem encharcar. Colha as folhas conforme o necessário, mas a fragrância da planta será mais forte quando esteja em flor. Para secar esta planta basta colocar as folhas em jornais à sombra e, se manter a planta em recipientes hermeticamente fechados. Assim, o limonete irá manter a sua fragrância durante anos.

Uso

O limonete é uma planta comestível, com as folhas doces e nada amargas. Podem ser usadas em sobremesas, saladas de frutas, pudim de arroz e sangrias. Tem um cheiro extremamente intenso e deve ser usado com cuidado, pois o sabor pode não ser para todos os gostos. É perfeito para chás. Pode adicionar ao chá de hortelã, cidreira ou de flor de laranjeira. É ótimo para a indigestão, dores de estômago e flatulência e é ótimo para a pele. Também é bom para enxaguar a boca. A mistura de limonete com alecrim e abrotano é um bom repelente de traças. É muito procurado pelos seus óleos essenciais e muito usado como potpourri.