Ideias para Reciclar Roupa

Com o passar do tempo, são várias as peças de roupa que ficam desatualizadas, fora de moda e sem interesse. Para saber como dar nova vida às roupas mais antigas e usadas, confira as seguintes ideias para reciclar roupa.

Como Reciclar Roupa Usada?

Adicione filhos ou rendas

  • Uma forma elegante e bonita de reciclar tops básicos, será adicionando alguns folhos ou rendas, em jeito de gola, cobrindo o decote e também as alças.

Corte no comprimento

  • No caso dos vestidos com corte ultrapassado, poderá reciclá-los de diversas formas. Reduzir ao comprimento, transformar mangas em alças, aplicar uma fita colorida na cintura ou um cinto, são algumas das ideias.
  • A melhor forma de reciclar calças velhas, gastas ou fora de moda, será adaptá-las para uns confortáveis e estilosos calções. Depois de cortar na medida que pretende, poderá ainda fazer algumas aplicações de tecido nas dobras, costuras e zona da cintura. Para uns calções ainda mais trendy, aplique algumas tachas nas zonas dos bolsos.

Disfarce as imperfeições

  • Para reaproveitar t-shirts e tops lisos, separe alguns colares, de preferência compridos, e cosa-os nas alças, ao nível dos ombros. Além de ficar com uma peça totalmente nova e diferente, estará a reutilizar dois artigos.
  • Se tem uma blusa que está ligeiramente desatualizada, ainda que o tecido seja de boa qualidade, a solução passa pelos detalhes. Troque os botões por algo mais moderno e aplique alguns detalhes nas golas e bolsos. Poderá apostar, por exemplo, em botões dourados, de maiores dimensões, e em algumas tachas, pérolas ou lantejoulas, na gola.
  • Seja para tapar algum defeito ou área mais gasta, ou simplesmente para dar uma nova vida à peça, as aplicações de tecido são uma opção que pode resultar num aspeto totalmente novo. Poderá conjugar pequenas aplicações de um tecido diferente, por exemplo florido, com uma peça lisa.

Corte a peça de vestuário

  • Transformar peças em roupas totalmente novas é uma das formas mais eficazes de reciclar roupa. A partir de um blazer poderá criar um colete, e de um vestido poderá sair uma saia ou blusa.

  • No caso dos casacos compridos, poderá atualizar o corte e modelo, transformando-os em modernos blazers, aproveitando, assim, os materiais. Para um efeito ainda mais diferente, coloque uma aplicação divertida na lapela.
  • Calças de ganga e blusões de pele desatualizados podem ser facilmente transformados em carteiras, aproveitando, assim, a qualidade dos materiais.

Também lhe pode interessar:

Atualizado em 15/11/2013