Hidratar os Pés

Hidratar os pés deve ser um ritual diário para ter uns pés bonitos, macios e livres de peles ressequidas.

 

Fatores como o clima ou o tipo de calçado podem levar à desidratação dos pés, sendo necessário repor a água perdida, de modo a evitar os pés secos, ressequidos e ásperos.

Partilhamos consigo os melhores truques para ter uns pés hidratados e bonitos, durante todo o ano.

Dicas para Hidratar os Pés Secos

hidratar os pés no verão

  • Para ter uns pés hidratados, durante todo o ano, a aplicação de um creme hidratante, imediatamente após o banho, é o passo essencial, que ajudará a manter a suavidade. Aplique o hidratante apenas quando os pés estiverem bem secos.
  • No caso de a desidratação ser profunda, especialmente na zona dos calcanhares e calosidades, substitua o creme hidratante comum por uma loção altamente hidratante, especialmente concebida para tratar pés secos. Massaje em movimentos circulares, para que o produto seja totalmente absorvido.
  • No caso dos pés extremamente secos, com rachaduras e gretas, é aconselhável que faça um tratamento ainda mais intenso. Para isso, coloque os pés em água morna durante alguns minutos, passe um esfoliante e depois aplique o hidratante para pés secos e envolva os pés em papel aderente. Calce umas meias e deixe que o produto atue durante a noite. De manhã, irá notar os resultados.
  • Para potenciar os efeitos da hidratação, convém que os pés sejam esfoliados semanalmente. Para isso, deverá recorrer a um esfoliante próprio para essa área do corpo, que apresenta uma pele bastante mais espessa.
  • Ao tratar dos seus pés, coloque de parte o uso da lixa e de outros materiais igualmente abrasivos. Ao limar a pele dos pés, estará a estimular ainda mais a sua formação.
  • Se tem por hábito pintar as unhas dos pés, é aconselhável que faça pausas entre as pinturas e que tenha cuidado com o uso de acetona. Para um efeito menos agressivo para os pés, opte por um removedor de verniz.

Como Hidratar os Pés no Verão

hidratar os pés no verão

  • Durante o verão, os pés estão mais expostos às agressões externas e, simultaneamente, mais visíveis. Por isso mesmo, é importante assegurar a hidratação diária, através da aplicação de um hidratante, logo após o banho.
  • Para evitar as fissuras nos pés, é importante que evite andar descalça ou as condições mais extremas, como os dias de praia. O importante é que compense os seus pés das agressões, através de massagens com cremes próprios, devendo insistir nas áreas mais ressequidas.
  • Nos meses mais quentes, a pior inimiga da saúde dos pés é a humidade. É importante que utilize calçado adequado e que troque de sapatos e meias com regularidade. Se necessário, aplique produtos anti-transpirantes, próprios para pés, que irão ajudar a controlar a perda de água e a consequente desidratação.
  • Antes de dormir, lave e seque bem os pés. Por fim, aplique um hidratante para que a pele dos pés se regenere durante a noite.
  • Mesmo que não vá à praia, lembre-se que, ao usar sandálias, os seus pés estão igualmente expostos aos raios solares. Para evitar que a pele seque, aplique protetor solar nos pés, sempre que sair de casa.
Atualizado em 02/10/2013