Ervas Aromáticas

Atualizado em 21/11/2013

Aliando o gosto pela jardinagem aos prazeres da gastronomia, as ervas aromáticas podem ser cultivadas em qualquer jardim ou varanda, temperando os mais diversos cozinhados.

O que Semear

Coentros

Com folhas recortadas e flores brancas, os coentros devem ser semeados de preferência em abril, em terra solta e permeável. Opte por um local solarengo e protegido do vento. Para que as folhas não caiam, os coentros devem ser colhidos no outono, antes de espigarem.

Manjericão

Apresentando-se como um pequeno arbusto, o manjericão necessita de grandes quantidades de luz solar, bem como de terra nutrida e permeável. A colheita desta erva deve ser feita a partir do topo, de modo a estimular a sua produção.

Orégãos

Tendencialmente feito através de sementes, o cultivo de orégãos é um dos mais populares, devendo ser feito em solo solto, protegido e exposto à luz solar. Para assegurar o florescimento desta erva, a poda deverá ser feita na primavera.

Salsa

Sendo uma produção bienal, no primeiro ano, o cultivo da salsa dá origem a folhas, enquanto, no segundo, apresenta uma flor amarela. Subsistindo tanto no verão como no inverno, a salsa deve ser semeada num terreno solto e solarengo.

Pimenta Malagueta

Apresentando frutos de diversos tamanhos e formatos, vermelhos e amarelos, as sementes da pimenta malagueta são obtidas através de uma vagem madura. Durante o verão, esta erva necessita de estar ao ar livre, ainda que bastante protegida, enquanto, no inverno, deverá ser transportada para dentro de casa.

Tomilho, alecrim, cebolinho, funcho, erva-cidreira e hortelã-pimenta são outras das ervas aromáticas que poderá cultivar em casa.

Onde cultivar?

  • No jardim: Se pretende cultivar ervas aromáticas no jardim, deverá começar por delimitar uma área com bastante exposição solar e relativamente protegida, com o auxílio de estacas. O espaço destinado à produção irá depender da quantidade e do tipo de ervas a semear. O solo deve ser seco, solto e poroso, sendo aconselhável adicionar argila ou areia à terra.
  • Na varanda: de pequenas dimensões, as ervas aromáticas são a opção ideal para uma horta na varanda, seja em floreiras ou vasos, já que este tipo de planta não necessita de muito espaço para florescer. Ao optar por cultivar ervas aromáticas na sua varanda, deverá destinar um recipiente ou vaso para cada tipo de erva, podendo optar pelos de plástico, terracota ou metal. É aconselhável que disponha o jardim aromático numa área solarenga e protegida do vento.

Cuidados a ter

O principal cuidado a ter na produção de ervas aromáticas passa pela rega periódica, sendo necessário reforçar as quantidades de água nos meses mais quentes e secos do ano. Ainda assim, é essencial que a terra se mantenha seca, leve e solta, evitando sempre a rega excessiva, para que a terra não se torne densa e pesada.

Tenha o cuidado de proteger as ervas que estão ao ar livre e de as recolher nos meses de inverno, sempre que possível. É também importante que recebam luz solar com frequência.