Dicas para Evitar Maus Hábitos Quando Vive Sozinha

Por: Helena Pavão
Atualizado em 27/07/2014

Quando se vive sozinha, é-se livre de fazer o que quiser, sem restrições. Apesar de ser algo bom: sair de casa e ser independente, quando se mora sozinha, tende-se a criar alguns maus hábitos. Veja aqui alguns maus hábitos que deve evitar quando mora sozinha.

Não lavar a louça 

Isto não significa que todas as pessoas que vivem sozinhas não lavam os pratos sujos regularmente, tudo depende da personalidade. Mas se não compartilhar o apartamento com outra pessoa, estará mais relaxada e poderá ter a tendência de deixar que os pratos sujos se acumulem. Este é um dos piores hábitos de que se deve ter consciência. Quanto mais acumular, mais difícil será depois limpá-los e maior será o trabalho a fazer. É por isso que é melhor lavar a loiça logo depois de comer.  

Comer ou beber diretamente da embalagem 

Quem que vive sozinha tende a comer, em geral, vários alimentos diretamente do recipiente e quase nunca usar copos para beber bebidas, como vinho ou cerveja. Tente livrar-se deste hábito negativo, pois não é uma caraterística muito atraente na companhia de outros.  

Comer muito 

Se mora sozinha, ver televisão e comer alimentos são a maneira mais fácil de se distrair e animar. Todas as vezes que desejamos falar com alguém e não é possível, a tendência é ir à cozinha e comer alimentos saborosos, que são geralmente ricos em calorias. Para muitas pessoas esta é uma substituição da interação ao vivo. Além disso, quando se está a comer sozinha a ver TV, a mexer no telemóvel, no computador ou a ler, tende-se a distrair do que está a comer.

Não mudar os lençóis regularmente 

Se vive com a família ou sozinha, não deve esquecer-se de trocar os lençóis de cama. Não existem desculpas, há que mudar a roupa de cama uma vez por semana. 

Não limpar a cozinha e a casa-de-banho 

Tanto a cozinha como a casa-de-banho são usadas todos os dias e, consequentemente, precisam ser limpas regularmente. Não é agradável cozinhar o jantar numa cozinha suja ou tomar banho numa casa-de-banho sem condições. Não importa o quão ocupada está, deve ter sempre tempo para limpar essas zonas.

Render-se à preguiça 

Vai haver alturas em que vai sentir-se tentada a dormir até mais tarde, especialmente ao fim de semana. Deve ter em mente que dormir demais é o primeiro passo para a preguiça. Pense nas inúmeras atividades interessantes que podia estar a fazer em vez de dormir. 

Viver como um eremita 

Quando começar a morar sozinha, vai querer apreciar muito o seu espaço e a sua liberdade. Vai aproveitar todas as oportunidades possíveis para estar em casa. Em regra geral, as pessoas que passam muito tempo em casa tendem a dar preferência a ver televisão ou a navegar na Internet. Essas atividades afastam-na do mundo real. Se não quer ser uma eremita, evite esse mau hábito imediatamente. Saia com os amigos e divirta-se. 

Acumular lixo

Não seja preguiçosa e mantenha a casa limpa. A fim de evitar a acumulação de lixo e itens que não precisa em casa, todas as semanas deve retirar todas as coisas desnecessárias. Viver com desarrumação e lixo não é confortável. Páre de acumular coisas e surpreenda-se com a quantidade de espaço que tem em casa. 

Viver sozinha é uma excelente experiência que pode ser boa para todos. No entanto, é importante prestar atenção ao seu estilo de vida quando sair, pois poderá criar inúmeros maus hábitos que podem complicar a vida.