Dicas do que Não Deve Fazer à sua Pele

Por: Helena Pavão
Atualizado em 14/02/2015

Se a sua pele não está mais uniforme ou hidratada, é porque pode ter maus hábitos que prejudicam a sua pele e nunca se deu conta disso. Altere a sua rotina e logo isso notar-se-á na sua pele. Veja o que precisa parar de fazer à sua pele o mais rápido possível.

Lavagem com produtos abrasivos 

Muitas pessoas que são propensas ao acne ou têm a pele oleosa tendem a usar muitos produtos de limpeza e esfoliantes para secar. Em teoria, parece ser uma boa ideia, mas, na verdade, esses produtos retiram à pele todos os óleos bons e diminuem a barreira de proteção natural da pele. Use um produto de lavagem nutritivo como os leites de limpeza.

Produtos de frascos 

Os produtos anti-envelhecimento contêm antioxidantes, que se perdem quando expostos repetidamente à luz e ao ar. As embalagens em frasco permitem que isso aconteça com cada uso, diminuindo a eficácia do produto. O ideal é usar produtos embalados em tubos (bisnagas).

Não dormir

Uma boa noite de sono pode beneficiar os nossos níveis de energia, metabolismo e humor. Mas também tem um grande efeito sobre a nossa pele. Quando descansa menos, isso vê-se na pele. A falta de sono é tão stressante que até pode fazer com que o nosso corpo crie, incluindo a pele, radicais livres.

Fronhas de algodão

Dormir com o rosto encostado à almofada pode causar danos à pele, incluindo rugas permanente, porque o colagénio quebra. Troque a sua fronha de algodão para uma de cetim ou seda, que causam muito menos atrito. Não se esqueça também de lavar as fronhas uma vez por semana, porque estas tendem a acumular resíduos.

Falar demais ao telefone 

Não precisa de deixar de falar ao telefone ou ao telemóvel, mas se puder usar auricular ou a função alta-voz é muito melhor. O telemóvel acumula bactérias na sua superfície, por isso é importante limpá-lo muitas vezes. Mas é a pressão sobre o seu rosto (de qualquer objeto) que retém o óleo e provoca espinhas.

Não tirar a maquilhagem

Um dos erros mais comuns é não remover, nem limpar devidamente a pele da maquilhagem. Isso obstrói as glândulas com óleo, aumentando os seus poros. Além disso, restos de maquilhagem pode levar à irritação e ao envelhecimento precoce da pele.

Uso excessivo de produtos

Todas nós temos a nossa rotina de beleza. Mas pode estar usar produtos ativos em demasia de uma só vez, aumentando a irritação da pele em vez dos benefícios. Se a pele está mais sensível, vermelha, ou a escamar, o mais provável é que esteja a exagerar. Vá alternando um produto calmante a cada dois dias com os seus séruns, retinóides e cremes ativos.

Usar produtos na ordem incorreta

Uma das formas para obter o benefício máximo do tratamento da pele é, depois de limpar, aplicar os produtos de consistência fina e depois os mais espessos. Produtos mais espessos podem impedir os mais leves de penetrar na pele e fazer o seu trabalho.

Espremer espinhas 

Quando um dermatologista drena uma espinha, irá aplicar pressão para baixo perpendicularmente à superfície da pele. Mas quando se tenta fazer o mesmo em casa, costuma-se apertar de lado, o que faz com que a infeção fique mais profunda, podendo ampliar permanentemente poros. Por mais tentador que seja espremer uma espinha, tente resistir . Se a tentação for muita, tente lavar o rosto com um pano limpo. Se a espinha estiver pronto para sair, será o suficiente para a drenar.