Cuidados do Cabelo Após o Verão

Por: Helena Pavão
Atualizado em 08/10/2015

Após o Verão, infelizmente o cabelo danificado torna-se uma realidade. Depois de passar os dias ao sol, vento, água cloro, o cabelo tende a fica seco, frisado, crespo e até mesmo frágil. Veja aqui algumas dicas para voltar a ter um cabelo macio, suave, brilhante e saudável.

Hidratação

O cabelo seco é o problema principal após o Verão. O cabelo não consegue reparar-se, logo convém compensar o que este precisa. Se o seu cabelo está seco e quebradiço convém apostar numa boa máscara de hidratação intensa (Máscara de Hidratação Intensa, da Moroccanoil). Após a lavagem, aplique a máscara. Depois use um secador de cabelo para ajudar o cabelo crescer e permitir que o produto penetre o eixo do cabelo. Uma vez que o cabelo esteja quente, deixe a máscara atuar mais 10 minutos e depois lave abundantemente.

Cor

O sal, sol e cloro alteram certas cores do cabelo (principalmente loiras e ruivas). Para restaurar a cor de cabelo, deve ir ao cabeleireiro fazer um tratamento de cor e brilho. Estes são menos agressivos do que pintar e ajudam a restaurar o tom original do cabelo, ao mesmo tempo que a dá brilho. Uma vez que a cor é reparada, use champôs e amaciadores que protegem a cor e aplique sempre um produto de proteção UV antes de sair para a rua.

Áreas específicas

Muitas mulheres reclamam que os amaciadores hidratantes pesam o cabelo, por isso se tem cabelo fino ou oleoso, então só deve aplicar o amaciador a meio do cabelo até às pontas. Geralmente cabelo não é seco nas raízes, logo não precisa de aplicar nessa área.

Ingredientes de infusão de humidade

O ar condicionado, vento e a exposição solar pode eliminar a humidade natural do cabelo. Para o hidratar de novo, use produtos que contenham Pantenol e Vitamina E. Os produtos que contêm estes ingredientes adicionam humidade, protegem o cabelo do calor e tornam o cabelo mais solto e menos propenso à quebra.

Desembaraçar com cuidado

O cabelo após o verão pode ser difícil de pentear. Se tende a ser agressiva ao pentear os emaranhados, pode estar a fazer com que o cabelo fique danificado. Convém usar um pente de dentes largos e pentear a partir das pontas. Só depois deve passar para a raiz.

Pontas espigadas

As pontas espigadas pode ser causadas por várias razões. Infelizmente, a única maneira de se livrar das pontas espigadas é cortando-as ou estas vão continuar a ficar mais espigadas.

Água fria

Lavar o cabelo com água fria sela a cutícula. Faça isso depois de cada lavagem para ajudar a fechar a cutícula do cabelo para este ficar mais brilhante e saudável.