Cuidados com os Lábios no Inverno

Por: Helena Pavão
Atualizado em 18/03/2016

No Inverno, a pele tende a perder muita humidade, ficando desidratada muito rapidamente. O tempo frio e o vento tendem a eliminar a humidade natural que geramos, logo torna-se essencial repor a hidratação perdida. Os lábios são os que mais sofrem. Aprenda aqui como cuidar dos lábios durante o Inverno.

Razões

A maioria de nós sabe que a pele do rosto é dez vezes mais fina que o resto do corpo e é por isso que esta contém mais glândulas de óleo para a sua proteção. No entanto, a pele dos lábios não têm essas glândulas. Daí, estes tenderem a ficar mais ressequidos, com cieiro, danificados e até mesmo sangrarem. É essencial termos a proteger e hidratar adequadamente os lábios.

  1. Durante o Inverno, as condições frias e secas tendem a secar os lábios e a causar rachadelas (cieiro).
  2. Com a idade, aumenta a probabilidade dos lábios ficarem mais ressequidos.
  3. Morder e lamber os lábios é o pior hábito, porque aumenta a probabilidade destes ficarem mais secos e sangrarem.
  4. Tocar constantemente nos lábios com as mãos tende a passar bactérias que podem agravar as rachadelas nos lábios. 

Proteger

Siga os passos a seguir para perceber como pode cuidar adequadamente dos lábios:

  1. O primeiro passo que deve ter em conta para proteger os lábios é hidratá-los e nutri-los bem bebendo muita água. Costuma-se beber mais água no Verão do que no Inverno. Mas beber a quantidade certa de água no Inverno também ajuda a manter os lábios hidratados por mais tempo.
  2. Uma reação muito natural é lamber os lábios quando estes estão secos. Mas isto é um mau hábito, porque sempre que os molha estes ressecam mais rapidamente. Este processo constante danifica muito os lábios.
  3. Se os seus lábios tendem a rachar muitas vezes, isto pode significar que deficiência de vitamina B2. Então certifique-se de que a sua alimentação contém quantidades suficientes de suplementos de vitamina B.
  4. Para o Inverno, tem que selecionar hidratantes labiais específicos com agentes hidratantes extra. Eleja protetores labiais que ofereçam hidratação extra para manter os lábios húmidos e hidratados por muito mais tempo. Aplique sempre que os lábio estejam a ficar mais secos. Eleja também uma fórmula com proteção solar, óleo de jojoba, vitamina E e manteiga de karité.
  5. Se fuma, devia parar, pois outra consequência tende a ser lábios secos e rachados.
  6. Esfolie os lábios regularmente para remover as células mortas. O melhor esfoliante é um pouco de açúcar com mel (1 vez por semana) . Depois hidrate como habitualmente com o protetor labial para obter os melhores resultados.
  7. Se tem por hábito usar batom, tente eleger versões com ingredientes hidratantes. Não se esqueça também de o retirar com um bom desmaquilhante antes de ir para a cama e hidratá-los com um bálsamo hidratante labial.
  8. Evite fórmulas que contenham glicerina, petroquímicos, álcool, menta e retinol durante o Inverno. Estas são melhores para o Verão.

Remédios caseiros

  • Se os lábios tendem a ficar extremamente secos, tente aplicar mel durante a noite antes de ir para a cama. É a melhor maneira de limpar e hidratar os lábios.
  • Outro remédio caseiro muito popular para curar lábios secos é pressionar um saco de chá verde contra os lábios durante 3 a 4 minutos diários para aumentar a hidratação natural dos lábios.