Cores para a Sala

No processo de decoração de interiores, escolher as cores para a sala será um dos passos mais importantes, já que a escolha irá determinar o ambiente e a energia do espaço.

Seja nas paredes, cortinados, sofás, tapetes ou acessórios, fique a saber quais as cores mais indicadas para cada caso.

Branco

Cores para Sala - BrancoCores para Sala - Branco

De toque clássico e sofisticado, salas brancas são ideais para espaços pequenos, já que criam uma ilusão de amplitude e profundidade. Associada à paz e à serenidade, esta cor nas paredes será a escolha perfeita para conjugar a restante decoração com cores fortes ou escuras, quebrando, assim, a monotonia dos tons neutros. Se preferir um toque mais acolhedor, opte pelos tons creme ou bege.

Azul

Inspirando tranquilidade, o azul, especialmente nas tonalidades mais claras, tem o dom de tornar os espaços mais frescos e pacíficos, com um toque de modernidade. Se optar pelo azul nas paredes, na altura de definir a restante decoração do espaço, dê especial atenção às cores dos têxteis e acessórios, que estarão mais condicionadas pela cor das paredes. Branco, amarelo e rosa são as cores mais fáceis de conjugar.

Laranja

Cores para Sala - LaranjaCores para Sala - Laranja

Além de aquecer o ambiente, o laranja tem o poder de animar qualquer sala, tornando-a mais acolhedora e convidativa. Sendo uma tonalidade forte e altamente estimulante, será boa ideia optar por pintar apenas uma das paredes, fazendo a ligação com outros elementos laranja, como almofadas, tapetes ou cortinados. Será boa ideia conjugar o laranja com castanho.

Castanho

Ideal para as decorações mais rústicas ou com toques de natureza, o castanho, quando bem conjugado, pode ser tudo menos uma cor enfadonha. Ao apostar numa ou mais paredes castanhas, será boa ideia criar contrastes com verde, rosa, laranja ou amarelo, que alegram o espaço, deixando-o mais moderno e animado.

Verde

Cores para Sala - VerdeCores para Sala - Verde

O verde é uma das cores mais utilizadas em salas de estar, pelas energias positivas que transmite, bem como pela sua versatilidade. Conjugar verde, independentemente de ser mais claro ou mais escuro, torna-se numa tarefa fácil, já que permite um sem-número de possibilidades frescas e relaxantes. Os tons mais neutros são a opção mais indicada para as conjugações, para uma sala sofisticada e acolhedora.

Vermelho

Sendo das cores visualmente mais estimulantes, o vermelho requer alguma moderação, devendo ser usado para pintar apenas uma parede da divisão. Esse detalhe será mais que suficiente para conseguir uma sala moderna, de toque luxuoso e requintado. A restante decoração deverá ser bastante subtil, fazendo a ligação com alguns detalhes em vermelho.

Amarelo

Cores para Sala - AmareloCores para Sala - Amarelo

Sinónimo de luminosidade, o amarelo é a cor ideal para dar vida e alegria à sua sala, tornando-a num espaço quente e convidativo. Poderá optar pelos tons mais suaves e pastel, no caso das salas mais pequenas, ou pelo amarelo vivo, se preferir um efeito mais vistoso. Conjugue com cores contrastantes, como o azul ou o verde, para uma sala divertida, ou com castanho e branco, para uma decoração mais sóbria.

Sendo a divisão de convívio e socialização por excelência, é essencial que a sala se torne num espaço acolhedor, o que será determinado, em grande escala, pelas cores utilizadas na decoração.

Fique também a saber como decorar a sala e quais as principais tendências de decoração.

Atualizado em 28/05/2013