Como Usar Coletes

Sendo uma peça resgatada diretamente do guarda-roupa masculino, saber como usar coletes requer algum cuidado, para um visual equilibrado, moderno e, ainda assim, feminino.

Versáteis e repletos de estilo, os coletes devem ser conjugados consoante o visual pretendido, podendo ir do mais despojado ao mais sofisticado.

Como Usar ColetesComo Usar Coletes

Seja para o dia ou para a noite, a tendência dos coletes apresenta uma oferta cada vez mais vasta, com modelos indicados para cada ocasião e estilo.

No dia-a-dia

Para o dia-a-dia, coletes longos, em cores neutras e materiais leves são a melhor opção, especialmente para os dias mais quentes. Para um visual elegante, mas não muito elaborado, conjugue com um top básico e liso, no caso de o colete ser trabalhado, com umas calças de corte simples e umas sandálias rasas ou botins.

À noite

Se for a uma festa ou um a um evento noturno, será boa ideia apostar num colete mais sofisticado, com brilhos, lantejoulas, rendas ou bordados. Se o colete tiver aplicações, o top deverá ser liso e mais discreto, deixando o destaque para o colete. Complete o look com umas elegantes jeggings ou skinny jeans, sem esquecer os saltos altos e a clutch.

Como Usar ColetesComo Usar Coletes

 

Coletes de Ganga

Para um aspeto moderno e despojado, o colete de ganga é a opção ideal, sendo a versão mais popular desta peça. Graças à sua enorme versatilidade, o colete denim pode ser usado com vestidos, calças, saias, blusas, tops e t-shirts, sendo a peça-chave para quebrar a monotonia de qualquer look. Ainda que seja uma peça descontraída, o colete de ganga não tem de ser usado apenas com peças igualmente despojadas. Conjugar um vestido mais elaborado ou festivo com um toque de ganga confere um resultado irreverente e divertido. Se quiser conjugar com umas calças ou camisa igualmente de ganga, opte por diferentes lavagens.

Coletes de Pelo

Os coletes de pêlo são outra grande tendência, podendo ser usados por cima de blusões e jaquetas de pele, resultando num visual moderno e bastante confortável, para os dias de inverno. Esta não será uma boa opção para as mulheres de tronco mais largo, já que o pêlo irá criar ainda mais volume.

Para as mulheres que preferem um visual mais clássico, ideal para os ambientes mais formais, a combinação de colete justo e camisa de tecido fino será sempre uma boa opção, seja na versão curta, que deve apertar à frente, ou no modelo mais comprido.

Colete para cada estatura

As mulheres mais baixas devem dar preferência aos coletes longos, de corte abaixo da cintura, que ajudam a alongar a figura. Por outro lado, coletes de corte pela cintura são ideais para as mulheres mais altas e magras.

Acessórios para usar com coletes

Acessórios como chapéus, colares, cintos e lenços são grandes aliados para acrescentar ainda mais estilo ao uso do colete.

Atualizado em 11/12/2013