Como Tirar Nódoas

Se não sabe como tirar nódoas difíceis, partilhamos consigo algumas dicas úteis e acessíveis, especialmente para os casos em que a simples lavagem não resolve o problema.

Tirar Nódoas de Vinho Tinto

Tirar nódoas de vinho tinto da roupa é um processo bem mais simples e rápido do que pode imaginar. Para tal, basta embeber um pano em leite e passar sobre a nódoa, de forma cuidadosa e sem esfregar, para não danificar o tecido.

Gordura

Uma das formas de remover manchas de óleo ou azeite da roupa, passa pelo recurso à gema de ovo. Para isso, bata uma gema e aplique sobre a mancha. No caso das manchas de gordura mais pequenas, basta aplicar pó de talco e esperar alguns minutos. Ao limpar o pó de talco, a gordura terá sido absorvida.

Café

Se acaba de entornar café numa peça de roupa ou mesmo no sofá, o truque para tirar a nódoa é simples. Basta passar um cubo de gelo sobre o local, sendo que, quanto mais rápido o fizer, mais facilmente sairá a nódoa.

Sangue

Para tirar nódoas de sangue dos tecidos, a água oxigenada é a melhor solução. Aplique um pouco de água oxigenada diretamente sobre a nódoa, absorvendo, de seguida, com um pedaço de algodão.

Ferrugem

Para remover nódoas de ferrugem, aplique sal sobre o local manchado e esprema sumo de limão por cima. Coloque a peça ao sol, até que seque totalmente.

Fruta

Independentemente do tipo de fruta que provocou a nódoa, removê-la é mais simples do que parece. Para isso, será necessário recorrer apenas a leite, que terá de estar a ferver, aplicando-o sobre a mancha.

Caneta

Para tirar manchas de esferográfica, em qualquer tipo de tecido, aplique um pano embebido em vinagre, sem esfregar. Também o leite poderá ajudar a limpar a peça manchada, bastando colocar um pouco sobre e área suja.

Veja também como lavar roupa delicada.

Atualizado em 10/04/2013