Como Ser Mais Organizada

Atualizado em 07/05/2013

Se quer saber como ser mais organizada, confira as seguintes dicas, para uma gestão mais prática e inteligente do tempo, da casa e dos seus compromissos.

Faça listas e crie rotinas

Fazer listas é o primeiro passo para uma vida mais organizada. Para uma gestão ainda mais inteligente do tempo e das tarefas, é aconselhável que faça listas diárias, semanais e mensais.

  • Ao definir uma lista diária, não deverá ultrapassar os 5 itens por dia, incluindo apenas as tarefas que realmente terá de cumprir nesse dia.
  • A ideia será ir incluindo itens da lista semanal e mensal na planificação do dia, para que nada lhe escape.
  • Na lista semanal poderá definir itens como listas de compras, um jantar importante, ou arrumar a garagem.
  • Para a lista mensal, as tarefas a incluir serão as mais gerais, como aniversários e a respetiva compra de presentes, o pagamento do seguro, ou o agendamento de consultas.
  • Ter uma rotina diária ou semanal, previamente definida, não tem de ser necessariamente mau. Ao estipular horários para acordar, fazer almoço, jantar, praticar desporto ou arrumar a casa, estará a organizar o seu tempo, deixando espaço para outras atividades.

  • Se tiver crianças, as rotinas são essenciais, já que estas devem seguir um plano diário que lhes transmita segurança e disciplina.

Organize os Espaços

Muito para além da gestão do tempo, viver de uma forma mais organizada passa também pela organização da casa, divisões, armários e guarda-roupa. Organize a sala, quarto e escritório de forma harmoniosa, sem excesso de informação ou objetos desnecessários, e livre-se daquilo que já não usa ou precisa. No caso das roupas e mobiliário, poderá optar por vender ou doar as peças em melhor estado.

Estipule locais para dispor ou guardar as coisas, e faça por manter tudo no seu devido lugar, de forma a tornar os espaços mais funcionais e abertos.

Defina um Menu Semanal

  1. No final de cada semana, elabore um menu semanal onde ficarão estipuladas todas as refeições da família, para cada dia da semana seguinte.
  2. Confira os ingredientes de que dispõe na despensa e faça uma lista dos itens que estão em falta.

Desta forma, além de acabar a preocupação com as refeições a confecionar, não corre o risco de ter de pensar num prato diferente à última da hora, por falta dos ingredientes necessários.

Não Adie

A tendência para a procrastinação é o principal obstáculo para uma vida mais organizada.

Habitue-se a parar de adiar, desde os pequenos aos grandes gestos. Comece por pequenos passos como limpar assim que sujar, ou arrumar os objetos assim que os usar. Se, por exemplo, enquanto cozinha, for lavando a loiça que vai sujando, no final, terá acabado por rentabilizar o seu tempo.

Lembre-se que pequenos gestos adiados acabam por se tornar em tarefas ainda mais desagradáveis, à medida que as adia.

Ferramentas de apoio essenciais

Agendas, calendários, blocos de notas, quadros magnéticos, etiquetas, prateleiras, divisórias, pastas, caixas organizadoras e dispositivos eletrónicos como o smartphone ou tablet são algumas das ferramentas que farão de si uma pessoa muito mais organizada. Ao munir-se destes importantes aliados, estará a planear os seus dias, semanas e meses, a destacar eventos, a separar e arquivar documentos importantes, ou a arrumar e organizar artigos.

Por muito que confie na sua memória, aponte tudo aquilo que precisa de ser lembrado e de ter à mão, a qualquer passo. Números de telefone mais importantes, compromissos, aniversários e listas de compras são alguns dos itens que deve escrever sempre. No caso de recorrer a agendas eletrónicas, será boa ideia criar alertas.