Como Secar o Cabelo

Saber como secar o cabelo passa por saber quais os cuidados essenciais, bem como os gestos a evitar, para um cabelo bonito e saudável.

Ainda que secar o cabelo com secador seja sempre uma agressão para os fios, este é um gesto diário para a maioria das mulheres, que necessita de ser adequado a cada tipo de cabelo.

Cabelo Liso

Tendencialmente fino e com pouco volume, o cabelo liso deve ser secado com a cabeça virada para baixo, na temperatura e velocidade moderadas. Ao secar parcialmente o cabelo desta forma, estará a dar mais volume às suas madeixas, evitando que se tornem pesadas e sem vida.

Assim que o cabelo estiver apenas ligeiramente húmido, vire a cabeça para cima e levante as raízes, com os dedos, enquanto aplica o secador na velocidade moderada. Para terminar, dando volume e brilho ao cabelo, aplique um jato de ar frio por todo o cabelo.

Cabelo Ondulado

Para tirar o maior partido das suas ondas naturais, aposte num secador com difusor e comece a secar o cabelo à temperatura e velocidade moderadas.

Assim que o cabelo estiver apenas húmido, comece a modelar as ondas, torcendo com os dedos, e aplique o secador, já sem difusor, na temperatura mais quente. Se quiser umas ondas ainda mais definidas, enrole o cabelo num apanhado e aplique o ar quente, finalizando com ar frio, para fixar.

Cabelo Encaracolado

Para secar o cabelo, sem comprometer a beleza dos seus caracóis, aplique previamente, no cabelo húmido, uma espuma para cabelos encaracolados.

Com a ajuda do difusor, seque o cabelo na velocidade baixa e na temperatura mais alta. Enquanto seca, vá formando e amassando os caracóis com as mãos, no sentido da raiz. Assim que o cabelo estiver quase seco, reduza a temperatura para fria, de modo a fixar os caracóis.

Atualizado em 27/08/2013