Como Saber Qual é o Tipo de Pele?

Por: Helena Pavão
Atualizado em 22/04/2015

Quando se pensa no tipo de pele, normalmente define-se quatro categorias: seco; normal; oleoso; ou misto. Mas isso é apenas o ponto de partida. Conhecer o tipo de pele é importante, porque os produtos só serão eficazes se usar aqueles que estão formulados para as necessidades únicas da sua pele. Aqui tem algumas dicas simples para determinar o tipo de pele que tem.

Produtos

  • Irritação: se um produto causa prurido e irritação, então não é para si. Essas reações podem fazê-la acreditar que a pele é sensível quando, na realidade, pode ser que o produto que causa irritação.
  • Gorduroso: se um produto deixa um resíduo gorduroso, pode supor que tem a pele oleosa. Na verdade, o hidratante que está a usar pode ser muito rico e a pele só pode absorver alguma quantidade do produto. O resto simplesmente fica na parte superior da pele, o que pode levar à obstrução dos poros.
  • Secura: se um produto deixa a pele firme e seca, pode pensar que tem a pele seca ou desidratada. Existem produtos que retiram severamente a humidade da pele.
  • Escamação: se um produto provoca escamação da pele, então o seu cuidado de pele pode ser origem de um excesso de esfolição, tornando a pele muito seca.
  • Oleosidade: se um produto torna a pele excessivamente oleosa, pode estar a secar a pele exteriormente. Existem produtos que ressecam demasiado a pele, o que faz com que esta produza mais oleosidade para manter o equilíbrio.

Tipo de pele

Depois de ter eliminado os produtos, pode começar a descobrir o tipo de pele.

  • Pele oleosa: se tem poros visíveis, a pele fica brilhante, consegue limpar o excesso de oleosidade, então à partida são sinais de uma pele oleosa. O tamanho dos poros é uma indicação da produção de oleosidade.
  • Pele mista: se os poros são mais visíveis na zona T (testa, nariz e queixo) e o excesso de oleosidade apresenta-se durante o dia mais nessas zonas, então o seu tipo de pele poderá ser mista.
  • Pele normal: se a pele fica oleosa, na zona T, de vez em quando (principalmente no Verão), então o seu tipo de pele será normal.
  • Pele seca: se a pele está sempre firme, os poros não são visíveis e tende a escamar (principalmente no Inverno), então o seu tipo de pele será seca.
  • Pele sensível: quando a pele tende a ficar avermelhada com a aplicação de produtos, no duche, com determinados alimentos, então a pele será sensível. Quem tem este tipo de pele, que reage facilmente, evite produtos com fragrâncias sintéticas e escolha produtos formulados para reduzir a inflamação.
  • Pele acneica: nem todos os tipos de acne são iguais e nem sempre é fácil determinar se tem uma pele com tendência acneica. O acne pode acontecer em qualquer idade e em qualquer zona do rosto. Também pode ser muito grave como ocasional.

Para determinar o tipo de pele, convém ter em conta mais do que uma a duas necessidades da pele. Tente ter em conta vários fatores. As mulheres tendem a confundir o tipo de pele que têm, porque escolhem produtos errados, que podem estar a esconder o seu tipo de pele. O ideal é observar e ter em conta as necessidades da pele que estão em constante mudança.