Como Plantar Tomate Cherry em Vaso

Por: Helena Pavão
Atualizado em 10/06/2014

tomate cherry é uma das plantas mais populares para plantar, pois produz muito fruto e é de fácil manutenção. Os tomates cherry são tomates mais pequenos, que crescem e amadurecem rapidamente e são um ótimo petisco. Se quer começar a plantar as suas próprias frutas e legumes, aprender a plantar tomates cherry é uma ótima maneira de começar.

Vaso

Pode usar vasos de plásticos, que são mais baratos e extremamente resistentes. Escolha um com capacidade para 5 litros, com 12 centímetros de altura e 12 centímetros de diâmetro, e com boa drenagem.

Sementes

As sementes de tomate devem ser plantadas em espaços internos. Encha o vaso com terra e substrato e coloque as semente a 2,5 cm de profundidade. Para uma melhor frutificação, a planta precisa de estar num local onde tenha pelo menos 8 horas de sol direto por dia (as raízes podem estar na sombra). 

Ventilador

Recomenda-se colocar um ventilador no modo baixo, perto da planta 5 a 10 minutos, duas vezes por dia. Ou então, pode usar as mãos para agitar o topo das plantas algumas vezes por dia. Este movimento simula a brisa, o que ajuda a planta de tomate a desenvolver ramos fortes.

Água

Quando as sementes começarem a germinar, certifique-se que rega generosamente com uma mistura de água com fertilizante rico em nitrogénio. Continue a regar regularmente.

Fertilizante

Continue a fertilizar a planta de tomate cherry regularmente. Antes que esta comece a florescer, os fertilizantes usados devem ser sempre ricos em nitrogénio. Depois de florescer, mude para fertilizantes ricos em fósforo e potássio.

Colheita

Espere cerca de 50 a 90 dias. Durante o período de espera, deve continuar a cuidar da planta com água e fertilizantes para maximizar a qualidade dos frutos e a quantidade da colheita. Quando começar crescer, aparecerão flores, seguidas por pequenos frutos verdes. Após algumas semanas, já poderá colher os tomates cherry maduros.