Como Plantar Rúcula?

Por: Helena Pavão
Atualizado em 30/06/2014

Para quem gosta de hortas em casa, a rúcula é uma ótima opção. Incrivelmente fácil de crescer, é uma das verduras mais intensas e deliciosas para salada, já para não falar de que as flores de rúcula são lindas e uma das melhores flores comestíveis para degustar. Aprenda aqui como plantar rúcula em vaso.

Vaso

Como as raízes de rúcula são relativamente pequenas, não precisa de um recipiente muito grande. No entanto, vai querer plantar uma quantidade razoável, porque uma vez que ganhe o gosto pelo sabor, vai querer colocar rúcula em todos os pratos. Um vaso retangular de tamanho médio (20 cm de profundidade).

Plantar

Como a maioria das plantas verdes, as sementes de rúcula são minúsculas, por isso tem que ter cuidado para não plantá-las muito profundas. Coloque no vaso terra com substrato e depois amasse suavemente com as mãos. Distribua sobre a terra as sementes da forma mais uniforme possível e depois dê pancadas de leve para enterrar as sementes no solo. Depois, cubra com um pouco de terra, dando pancadas de leve novamente. Adicione água com cuidado sobre as sementes com ajuda de um spray para que a água não crie pressão ou peso sobre as sementes. Deixe a planta em pleno sol.

Crescer

Ao crescer, a rúcula não é fã de tempo muito quente e ganha um sabor amargo em climas de humidade quente. Se a deixar no exterior, deixe-a crescer na época em que o frio começa. Mantenha a terra uniformemente húmida até a rúcula começar a brotar. Isto demorará entre 7 a 14 dias. Quando a planta tiver cerca de 3 a 5 centímetros, pode colher. Use as folhas mais finas que são mais tenras e deliciosas para a salada.

Colher

A rúcula é considerada uma planta adulta e pronta para a colheita após três a quatro semanas de crescimento. Quanto mais novas forem as folhas, mais tenras e doces será o seu sabor. Um vez que estas terão cerca de 3 a 5 centímetros de comprimento, pode retirar a planta toda ou se quiser continuar a deixar crescer, retire apenas as folhas, deixando os ramos.

Flores de rúcula

As flores são uma das melhores partes desta planta. Não são tão picantes como as folhas, mas são um pouco doces. As flores começam a brotar depois das folhas terem crescido o tamanho máximo e serem demasiado amargas para comer. Se não fizer a colheita das folhas, as flores irão brotar de certeza. A melhor parte é que pode usá-las para adicionar a uma salada ou uma sandes que dão um sabor fantástico. Ou pode simplesmente deixar as flores como decoração.