Como Evitar a Esfoliação da Pele Excessiva

Por: Helena Pavão
Atualizado em 18/08/2015

A esfoliação deixa a pele suave e luminosa, permitindo também que o creme hidratante seja absorvido muito mais facilmente pela pele. No entanto, é muito fácil cair no erro de esfoliar em demasia a pele, deixando-a vermelha e irritada que é o oposto do que pretende. Para não danificar a pele convém perceber quais os cuidados que deve ter para que a esfoliação seja um benefício para a pele.

Química ou manual

Se tem pele sensível, um esfoliante químico suave pode trazer mais benefícios do que a esfoliação manual, em que o processo tende a ser mais agressivo. Esfoliantes que contenham AHA e BHA em pequenas quantidades são ótimos para tonificar e limpar a pele. Outra vantagem é que este tipo de químicos ajuda a reduzir o acne, sem irritar ainda mais a pele. Os AHA são os melhores para a remoção das células mortas, enquanto que os BHA são ótimos para eliminar a oleosidade e o tamanhos dos poros.

Peeling

Ao contrário de ácidos suaves, há esfoliantes químicos ainda mais suaves que atuam como eliminadores de pele morta. Não é bem uma máscara de peeling e definitivamente não é um peeling químico, estes tipo de esfoliantes são em gel que pode aplicar sobre a pele seca, emulsionar durante 30 segundos e depois massajar suavemente para remover todas as células mortas da pele. É um esfoliante extremamente eficaz, que não necessita de esfregar. 

Esponjas suaves

As esponjas esfoliantes são uma boa alternativa aos esfoliantes. Não só ajudam a limpar e a desmaquilhar eficazmente o rosto, como removem as células mortas sem agredir a pele. Existem em várias versões (carvão ativado, chá verde, argila) e com finalidades diferentes (acne, pele sensível). Têm um prazo de validade de 3 meses e convém substituí-las frequentemente, por causa da acumulação de germes e bactérias. Também pode apostar nos panos de limpeza, que também esfoliam suavemente a pele, deixando-a limpa e macia.

Escovas sónicas

Muitas mulheres adoram este tipo de escovas sónicas, mas a verdade é que a má utilização pode causar danos à pele. Este tipo de escovas pode trazer muitos benefícios a uma pele mista a oleosa, apenas uma vez por semana. Quando usada em demasia, está a eliminar a barreira natural da pele que a protege dos germes e bactérias e o resultado pode ser mais borbulhas e manchas no rosto.