Como Escolher o Soutien

Ainda que seja uma peça imprescindível no universo feminino, a verdade é que a grande maioria das mulheres não sabe como escolher o soutien, o que pode originar resultados esteticamente pouco agradáveis e até problemas de postura.

Para escolher o soutien ideal é importante que tenha atenção ao tamanho e à copa do mesmo, para que seja o mais adequado e confortável para o seu tipo de peito.

Peito Pequeno

Se tem o peito pequeno, o mais provável é ter de usar um soutien com copa A. No caso de querer aumentar o volume do peito, opte pelos soutiens de enchimento ou push-up. Este tipo de peito, por não precisar de tanto suporte, tem uma maior liberdade de escolha, quanto aos modelos e tipos de alças. Deve evitar os modelos desportivos.

Peito Médio

O peito médio é o que suscita maiores dúvidas, já que tanto pode usar copa B como C, dependendo dos modelos e das marcas. Como precisa de maior suporte, deverá apostar num soutien com armação e evitar as alças demasiado finas. Para aumentar o volume e ousar no decote, poderá usar também um soutien ao estilo push-up.

Peito Grande

Por precisarem de um suporte reforçado, os soutiens para peitos grandes devem ter uma faixa, na linha abaixo do peito, que ajudará a suportar o peso, de forma confortável. O soutien deverá ter aro, alças largas e copas a cobrir a maior parte do peito, podendo ainda optar por um modelo redutor. Evite os soutiens demasiado decotados.

Dicas

  • O primeiro passo para escolher o soutien ideal será saber qual o seu tamanho exato. Com uma fita métrica, meça a largura à volta da linha imediatamente abaixo do peito. Para saber a medida da copa, ou seja, o volume do peito, passe a fita à volta do centro peito. Quando estiver na loja, consulte a tabela de medidas e verifique qual é a sua, tendo em conta os seus valores. Lembre-se que as medidas podem variar de loja para loja.
  • Um soutien totalmente ajustado ao seu tamanho deverá elevar o peito até à linha do antebraço, independentemente do seu tamanho.
  • Se procura um soutien para usar com roupa justa, opte pelos sem costuras, sem rendas ou aplicações.
  • Se pretende usar tops sem alças, será boa ideia investir num soutien estilo cai-cai, exceto se tiver o peito grande.
  • Para usar roupa transparente ou blusas brancas, os soutiens neutros, da cor da pele, serão a melhor aposta, tornando-se praticamente invisíveis.
  • Experimente sempre os soutiens antes de comprar. Se sentir alguma dúvida, peça ajuda à funcionária, que saberá solucionar o seu problema, ajudando-a a escolher o melhor modelo e tamanho para si.

Erros a Evitar

  • Se, ao levantar os braços, o soutien não ficar imóvel e os aros subirem, significa que o tamanho está errado.
  • Quando o peito sai pelos lados ou por cima do soutien, significa que precisa de uma copa maior do que a que está a usar.
  • Não deve existir espaço entre os aros e o peito. Se existir, o tamanho da copa é inferior ao que devia usar, já que não se adapta totalmente ao peito.
  • Comprar um soutien que lhe provoca desconforto, dores ou que aperta demasiado é um erro desnecessário, já que se trata apenas de uma má escolha.
  • Se a parte das costas estiver curvada ou ligeiramente subida, significa que as alças não estão na medida certa. Se, mesmo após o ajuste, o problema não desaparecer, experimente outro tamanho.

Vídeo demonstrativo

Atualizado em 19/08/2013