Chá de Bebé

Se quer organizar um chá de bebé para família e amigos, leia as seguintes dicas e descubra quais os aspetos que deve ter em atenção na preparação da festa.

Também conhecido como baby shower, o chá de bebé pretende ajudar o casal que aguarda o nascimento do bebé. Os convidados oferecem prendas ao bebé e à futura mãe e apoiam o casal, dando dicas e sugestões úteis sobre a melhor forma de cuidarem do recém nascido. Ao mesmo tempo é uma demonstração de carinho e amizade dos convidados para com o casal.

Etapas na organização do chá de bebé

  1. Defina a data (preferencialmente por volta do 7º/8º mês de gestação e ao fim de semana, durante a tarde)
  2. Defina o local (em casa da grávida ou na casa de alguma amiga ou familiar próxima que ajude na organização da festa)
  3. Escolha o tema da festa
  4. Envie os convites com toda a informação importante sobre a festa e estipule uma data para confirmação de presenças
  5. Defina a ementa que vai servir aos convidados durante o lanche (não se esqueça das crianças)
  6. Prepare as lembranças de oferta para os convidados
  7. Organize as atividades/jogos/surpresas que vão decorrer durante o chá

cha de bebecha de bebe

Temas

Por norma, o tema do chá de bebé vai orientar toda a festa, desde a decoração, convites, até às lembranças para os convidados. Escolha um tema com que se identifique e que se adapte ao local onde vai organizar a festa.

  • Flores
  • Animais
  • Livros
  • Um filme
  • Fotografia
  • Um país ou cultura
  • Uma estação do ano

O que oferecer?

Aos convidados

Para agradecer a presença e o apoio dos convidados, deve entregar no final da festa uma lembrança com uma mensagem de agradecimento.

Se tiver aptidão para as artes manuais ou uma arte específica aproveite a oportunidade para entregar um presente personalizado. Em alternativa, pode contratar os serviços de um artesão para criar a lembrança. Não se esqueça das lembranças para crianças.

Marcadores de livros, saquinhos com aromas, velas, mini blocos de nota e canetas são algumas das prendas que pode oferecer. Para as crianças doces, balões e brinquedos são uma boa opção.

À grávida e ao bebé

Se a gestante não indicar quais os artigos/produtos que gostaria de receber, questione-a sobre quais os produtos que necessita ou que ainda não comprou para o bebé. Desta forma está a oferecer algo útil à mãe e/oo ao bebé.

Caso não tenha nenhuma ideia sobre o que oferecer, roupa, cremes, loções de banho, têxteis, brinquedos, artigos de apoio à alimentação e acessórios são sempre uma boa escolha.

cha de bebecha de beb

O chá de bebé é uma tradição muito comum em países como os EUA, Canadá e Brasil. Em Portugal, apesar deste tipo de festa não ser muito frequente, são cada vez mais as grávidas que optam por realizar um chá de bebé.

Atualizado em 16/05/2013