Cabelo: 5 Sementes que Fortalecem o Cabelo

Por: Helena Pavão
Atualizado em 09/07/2014

Muitas mulheres gastam fortunas em produtos de cabelo para melhorar o cabelo. A verdade é que uma boa nutrição é extremamente importante para um cabelo saudável. Se está preocupada com perda de cabelo ou danos ou mesmo pouco crescimento capilar, pode incluir alguns alimentos na sua dieta com os nutrientes necessários para um cabelo mais forte. Veja aqui sementes que podem melhorar e incentivar a um cabelo mais forte e saudável.

Girassol

As sementes de girassol contêm uma abundância de  nutrientes que ajudam a prevenir a perda de cabelo, que incluí proteína, zinco, selénio, biotina, potássio, cobre, ferro, vitaminas do complexo B, vitamina E, magnésio e cálcio. Também são ricas em gorduras ácidas de ómega 6. Pode comer uma mão de sementes de girassol para incentivar o crescimento saudável do cabelo. Ou se preferir, também pode polvilhar algumas sementes de girassol em saladas e legumes cozidos no vapor, ou misturá-los em pratos cozidos. Evite comê-los em excesso, pois têm um elevado teor calórico e em gordura.

Abóbora

As sementes de abóbora são ricas em zinco, contêm óleos gordos com ácido linoleico e ácido oleico, que ajudam a prevenir a produção de células cancerígenas. Também são uma excelente fonte de vitaminas A, B6 e C. Além disso, as sementes contêm nutrientes benéficos, como magnésio, cálcio e ferro. Para quem sofre de perda de cabelo, as sementes contêm cucurbitina, que ajuda no crescimento do cabelo. Pode comer uma mão de sementes de abóbora por dia para incentivar o crescimento do cabelo. Ou então, pode adicioná-las no pão ou outro tipo de pastelaria ou colocar uma pequena colher de sementes na sopa.

Linhaça

As sementes de linhaça são ricas em vitamina E, que incentiva o crescimento capilar. Também são uma grande fonte vegetal de ácidos gordos de ómega 3, que nutre os folículos capilares e que ajudam a promover um couro cabeludo forte, saudável e nutrido, impedindo a perda de cabelo. Para incluir as sementes de linhaça na alimentação, pode moer as sementes em pó e adicioná-los na farinha para bolos ou em batidos. Também pode polvilhar em saladas.

Quinoa

Quinoa, geralmente usado em grão, é também uma grande semente para o cabelo devido às proteínas de grande qualidade e mais densas que as proteínas dos outros cereais. Comparável ao trigo e amaranto, a quinoa é mais rica em lisina (que promove o crescimento do cabelo) do que o trigo. Os aminoácidos e os minerais nas sementes de quinoa contribuem para um cabelo e uma pele melhor. Os aminoácidos das sementes de quinoa ajudam a reparar os danos, a evitar a quebra e incentivam o crescimento do cabelo. Já as suas proteínas fortalecem e protegem o cabelo.Não há limitações aonde colocar as sementes de quinoa e as quantidades. 

Alforna

A alforna (ou feno-grego) tem sido usada para tratar a queda de cabelo há anos e em várias partes do mundo. Apesar de ser usada para fins culinários, também ajuda a melhorar o cabelo e a pele. Isto, porque é rica em propriedades medicinais. A alforna é composta por proteínas, vitamina C, fibras, ferro, potássio, lisina, L-triptofano e alcaloides. Devido à presença de um composto conhecido como diosgenina, também contem propriedades semelhantes ao estrogénio. Existem diferentes formas de usar estas sementes para o crescimento do cabelo:

  • Pode mergulhar as sementes em água e fazer uma pasta. Aplique óleo de coco no cabelo primeiro, e depois aplique a pasta sobre o couro cabeludo. Para melhores resultados, deixe o cabelo absorver a máscara durante pelo menos uma hora antes de o lavar.
  • Pode misturar, também, as sementes em pó no óleo de coco até formar uma pasta. Depois, massaje a pasta sobre no cabelo. Verá resultados após 2 a 3 semanas de aplicação.
  • Pode também fazer uma pasta de sementes e misturá-la com leite de coco que ajuda a prevenir a queda de cabelo, reduz a caspa e promove o crescimento do cabelo.