Benefícios das Sementes de Chia na sua Alimentação

Por: Helena Pavão
Atualizado em 30/04/2014

Cada vez mais, as sementes de chia estão a ficar conhecidas pelas suas propriedades saudáveis, ricas em gorduras (ómega 3) e fibras e por serem um alimento fácil de adicionar à sua alimentação. De seguida, mostramos-lhe 10 razões para consumir sementes de chia.

Combate Diabetes

Ainda em estudo como um possível tratamento natural contra os diabetes tipo 2, a chia ajuda a prolongar a digestão. O revestimento gelatinoso das sementes de chia desenvolve-se quando em contacto com líquidos, ajudando também a evitar picos de açúcar no sangue.

Fonte de Fibra

Uma porção de 28 gramas de chia contém um terço da ingestão diária recomendada a adultos. Adicionar um pouco de chia na sua alimentação é a maneira mais fácil de assegurar que ingere uma boa quantidade de fibras, essencial para a saúde digestiva.

Rico em Ómega 3

Por cada porção de 28 gramas, a chia contém cinco gramas de Ómega 3 (ácidos gordos). Estas gorduras são importantes para o cérebro.

Dentes e Ossos Fortes

Por cada porção de 28 gramas de chia, há cerca de 18% da ingestão de cálcio diária recomendada, o que ajuda a manter a sua saúde óssea e oral e a prevenir a osteoporose.

Rica em Manganês

Apesar de não ser muito conhecido, é um nutriente importante para a nossa saúde: bom para os ossos, ajuda o corpo a usar outros nutrientes essenciais como a biotina e a tiamina. Cada porção de 28 gramas de chia contém 30% da ingestão diária recomendada deste mineral.

Rico em Fósforo

Com 27% do valor diário de fósforo e para além de manter os ossos e dentes saudáveis, também ajuda a concentrar proteínas que servem para aumentar e reparar células e tecidos.

Proteína Concentrada

As sementes de chia são uma fonte rica de proteínas (principalmente para vegetarianos) e não contém colesterol.

Combate a Gordura na Barriga

Com um efeito de equilíbrio do açúcar no sangue, a chia também combate a resistência à insulina, que está ligada ao aumento de gordura na barriga.

Sensação de Saciamento

O triptófano, um aminoácido e um dos componentes das proteínas, também se encontra nas sementes de chia. Este aminoácido é o responsável pela sensação de sono após uma grande refeição, mas também ajuda a regular o apetite, sono e a melhorar o humor

Melhor Saúde Cardíaca

Segundo estudos, as sementes de chia ajudam a melhorar a pressão arterial em diabéticos, a aumentar o colesterol saudável ao diminuir os níveis de LDL, triglicéridos e colesterol. Só boas notícias para o seu coração.

Como adicionar as sementes de Chia à sua alimentação?

Pode adicionar a tudo. Como as sementes não têm sabor, estas não afetarão o sabor da comida, o que se torna fácil integrar estas semente em qualquer refeição, desde saladas, torradas, batidos ou mesmo gelado.