Benefícios da Spirulina

Por: Helena Pavão
Atualizado em 27/08/2014

A spirulina é uma espécie de "super-alimento" com capacidade de fornecer grande parte das proteínas essenciais recomendadas, que ajuda a prevenir alergias, a reforçar o sistema imunológico, a controlar a pressão arterial, os diabetes, o colesterol e a emagrecer. Apesar de ter sido considerada durante anos como uma alga, pesquisas recentes demonstram que a spirulina tem imensos benefícios ao nível da saúde. Aprenda aqui quais.

Como é utilizada?

A spirulina é vendida comercialmente como alimento, suplemento alimentar e suplemento nutricional, sendo alguns dos seus componentes usados também como corante alimentar.

Quais os seus benefícios?

  • Nutrientes: a spirulina contém a concentração mais elevada de proteínas do que qualquer outra planta, erva ou animal. O teor de aminoácidos da proteína da spirulina está muito próximo ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 
  • Vitaminas: a spirulina também contém vitaminas essenciais, como vitamina A (em betacaroteno) e vitamina B12. É uma fonte rara de GLA e é uma fonte rica em ferro, magnésio e minerais. 
  • Fitonutrientes: também contém phycocycanin e polissacarídeos que são muito benéficos para a saúde.
  • Sistema imunitário: a spirulina ajuda a reforçar o sistema imunológico. Ajuda a promover a imunidade natural (a primeira linha de defesa do corpo). Também ajuda a regular a produção de anticorpos (imunidade adquirida) e a "desativar" corpos estranhos e toxinas encontradas nos alimentos.
  • Antioxidante e anti-inflamatório: outro benefício relevante da spirulina na saúde é que alguns dos fitonutrientes presentes têm uma boa capacidade antioxidante e anti-inflamatória. Os antioxidantes ajudam a proteger a células dos efeitos nocivos dos radicais livres. É um ótimo anti-envelhecimento e é bom para a saúde dos olhos e da visão, pois a spirulina twm uma concentração de betacaroteno dez vezes mais elevada do que as cenouras. Devido a ser rica em vitamina B12, ajuda a manter os nervos e os tecidos celulares saudáveis. 
  • Intestinos: ajuda a promover a digestão saudável e o bom funcionamento dos intestinos. Limpa de forma natural, eliminando o mercúrio e outras toxinas mortais ingeridas pelo corpo.
  • Dieta: a spirulina pode reduzir a fome, pois promove saciedade, atuando como complemento perfeito eficaz para manter ou perder peso, e ajuda a eliminar a gordura localizada.