Base: 7 Erros a Evitar na Aplicação

Por: Helena Pavão
Atualizado em 14/02/2015

Todas nós temos os nossos truques de beleza, que aprendemos com a nossa mãe, em revistas ou afins, mas, muitas vezes, descobrimos que são erros comuns de aplicação. Fizemos uma pesquisa e colocamos aqui o que consideramos serem os erros mais comuns que as mulheres cometem na aplicação da base.

Não use base em pó 

Um dos erros mais comuns da base, é optar por uma base em pó. Escolha antes uma base líquida. A base em pó resseca a pele, originando, muitas vezes, o chamado efeito máscara. Não só dá mais trabalho quando tenta obter um aspeto suave e sem falhas, como pode não durar tanto quanto queria. Além disso, o pó da base instala-se nas linhas, dando a aparência de rugas profundas. Se optar por uma base líquida, não só a base irá durar mais tempo, como a pele terá um aspeto macio, fresco e impecável.

Cor 

A regra em geral é testar a base na parte interna do pulso para encontrar a cor perfeita, o que é um grande erro. Na verdade, quando está à procura da cor ideal, deve testá-la em três zonas do rosto: debaixo dos olhos, em volta do nariz e na linha da mandíbula. Assim, assegura que encontra a cor certa para o seu tom de pele. A base perfeita deve fundir na pele. Se não tiver certeza entre duas cores, escolha sempre a mais escura, pois esse tom irá cobrir mais facilmente as manchas da pele e as imperfeições do que uma com um tom claro.

Use sempre um primer

Se usar um primer antes de aplicar a base, não só vai suavizar e uniformizar a textura da pele, como também vai fazer com que a base adira melhor à pele e dure mais tempo.

Use um pincel

A maioria das mulheres tem tendência a usar os dedos ou a esponja para colocar a base. Mas os dedos em geral falham na correta aplicação e na cobertura total da pele e as esponjas usam mais quantidade de base na aplicação. Se usar um pincel, não só vai usar menos quantidade de base para aplicar, como também irá conseguir fundi-la melhor na pele.

Não coloque base no rosto todo 

Não é necessário colocar base no rosto todo. A base deve ser aplicada apenas nas zonas que precisam de ser cobertas, como zonas com vermelhidão. Não só está a perder tempo como dinheiro ao usar base em zonas do rosto que não precisa.

Evite aplicar corretor antes da base

Se colocar corretor antes da base, o mais provável é, quando estiver a aplicar a base, retirar parte do corretor. O ideal é ter um corretor no mesmo tom que a sua pele e aplicá-lo depois da base para cobertura extra de uma mancha, espinha ou borbulha. Certifique-se é que funde bem o corretor, usando um pincel semelhante ao da base.

Não use um pó de cor qualquer 

Em vez de optar por um pó de cor e arriscar-se a ficar com o efeito máscara, que é difícil corrigir, o ideal é eleger um pó translúcido/mineral. Este tipo de pó é mais natural, permitindo fixar a maquilhagem e, ao mesmo tempo, dar um efeito mate, sem o efeito máscara, à maquilhagem.