Barriga Inchada: 3 Chás que Eliminam

Por: Helena Pavão
Atualizado em 06/06/2014

Nesta época de alimentos gordos, bebidas gaseificadas e refeições com alto teor de sódio, a barriga inchada torna-se numa queixa comum. O inchaço ocorre geralmente devido à retenção de água, constipação ou factores hormonais. Já a acumulação de gases é causada por bolhas de ar que se formam no trato intestinal, como um resultado de intolerância alimentar, a deglutição de ar ou de outros factores. Existem no mercado uma variedade de chás de ervas disponíveis que ajudam com o excesso de gás e inchaço. Veja aqui a nossa seleção de chás.

Hortelã-Pimenta

A "mentha piperita", mais conhecida por hortelã-pimenta, é uma erva da família das mentas que é muito utilizada, tanto pela  fragrância, como pelas propriedades medicinais. Os caules e as folhas da planta de hortelã contêm mentol, o composto responsável pelas propriedades curativas e pelo cheiro característico. O chá de hortelã-pimenta tem efeitos analgésicos suaves que são perfeitos para o tratamento de queixas digestivas, como gases e inchaço. A hortelã-pimenta alivia os músculos tensos no trato digestivo, permitindo que o gás se dissipe mais facilmente e rapidamente. Para fazer um chá revigorante de hortelã-pimenta, basta adicionar uma colher de chá de folhas secas de hortelã a uma chávena de água a ferver por 5 a 10 minutos, coar e beber. 

Cidreira

Outro membro da família de hortelã, a erva-cidreira ("melissa officinalis") tem sido muito utilizada como um remédio para insónia, ansiedade, desconforto digestivo e acalmar o apetite. Contém óleos voláteis que dão à planta as propriedades curativas. Eugenol - o composto ativo principal na erva-cidreira - é o responsável pela capacidade de anestesiar a dor e aliviar espasmos musculares no trato digestivo. Para um chá relaxante, adicione 1 a 1/2 de colher de chá de folhas de erva-cidreira a uma chávena de água quente, por 10 minutos. A cidreira pode causar sonolência indesejada, que pode ser agravada pelo álcool. 

Dente-de-leão

Feito a partir de raízes de uma planta daninha comum, o chá de dente de leão é um remédio eficaz para o inchaço e outros sintomas digestivos. Pode ser utilizado como um substituto saudável para o café, devido ao seu sabor rico, da terra, como pode ser utilizada para aliviar os gases, inchaço e outros problemas digestivos. O dente-de-leão tem propriedades diuréticas, diminuindo a retenção de água causada por flutuações hormonais e outros fatores. Também é muito útil para o tratamento dos sintomas resultantes da má digestão. É uma fonte rica de nutrientes, que inclui vitaminas A, complexo B, C e D, bem como sais minerais, como magnésio, cálcio e ferro. Para fazer uma infusão à base de dente-de-leão, é necessário utilizar uma planta inteira seca (com as raízes) e deve-se deixar ferver a mistura.