Antioxidantes: Quais os Alimentos Mais Ricos?

Por: Helena Pavão
Publicado em 12/03/2015

Os antioxidantes fazem maravilhas ao seu corpo. Não só ajudam a manter as células saudáveis como ajudam a regenerar e curar qualquer dano causado à pele. Existem determinados alimentos que são excecionalmente ricos em antioxidantes. O melhor é que a maioria são alimentos acessíveis a todos e muito fáceis de incluir na sua alimentação. Quer saber mais? Aprenda aqui quais são os alimentos mais ricos em antioxidantes.

Limão 

Da família dos citrinos, o limão contém vitamina C, que é uma fonte poderosa de antioxidantes. Tal como o limão, a lima também é uma boa fonte de antioxidantes.

Morango

O morango é uma grande fonte de vitamina C. O corpo não tem capacidade para armazenar vitamina C, por isso é essencial consumir, regularmente, vitamina C.

Nozes

As nozes são ricas em vitamina E, que por sua vez são uma boa fonte de antioxidantes. Ao contrário de vitamina C, a vitamina E pode ser armazenada no corpo, juntamente com a gordura no fígado. Tal como as nozes, também pode incluir amêndoas, nozes, pistachio, entre outros. Na verdade, estudos revelam que quem consome nozes diariamente tende a viver, em média, mais dois anos do que quem não as consome.

Brócolos

Os brócolos têm uma boa quantidade de vitamina C, sendo uma fonte rica em antioxidantes. Juntamente com a vitamina C, os brócolos também contêm selénio, que ajuda a combater os danos causados às células do corpo humano.

Ovo

O ovo é a escolha alimentar mais comum no mundo inteiro. Contém vitamina E que é essencial para terminar o processo de oxidação.

Peixe

O peixe tem uma quantidade elevada de selénio, um produto químico que ajuda a proteger as células do corpo de potenciais danos. Entre os peixes, pode consumir vários tipos, como, por exemplo, marisco, para manter a quantidade adequada de antioxidantes no corpo.

Arroz integral

É verdade que o arroz integral é um alimento que não agrada todos os paladares. Mas tem inúmeros benefícios nutricionais. Baixo em calorias, o arroz integral não contém glúten. Também contém polifenóis, que ajudam a travar o processo de oxidação.

Arando

Rico em antioxidantes, o arando é um fruto consumido, normalmente, em forma de sumo. Também contêm flavonóides que ajudam a aumentar os benefícios dos antioxidantes.

Feijão

O feijão contém cisteína, um antioxidante que ajuda a eliminar os radicais livres do corpo.

Melancia

Um dos alimentos mais populares, a melancia é também uma fonte importante de antioxidantes. Rica em glutationa, a melancia ajuda a proteger as células das toxinas. Também é rica em vitamina C, o que potencia as propriedades antioxidantes.

Vinho tinto

Preparado a partir de uvas escuras, o vinho tinto contém polifenóis, que ajudam a combater o processo de oxidação no organismo.

Bananas 

Quanto mais madura estiver uma banana, maior é a quantidade de antioxidantes que ela contém. A banana madura desempenha um grande papel muito importante no controle do processo de oxidação no organismo.

Café

O café é rico em antioxidantes. Mas tenha cuidado com o café que escolhe, o ideal é optar por versões orgânicas.

Aveia

A aveia é muito saudável. Não só ajuda a diminuir o colesterol, como também é uma boa fonte de antioxidantes. Tal como os grãos de café, é aconselhável escolher aveia que produzida organicamente.

Chá preto

Associa-se, muitas vezes, o chá verde aos benefícios antioxidantes, mas o chá preto também tem propriedades antioxidantes. Mantenha o consumo deste chá durante a manhã, por causa da cafeína presente.