Alimentos que Melhoram a Memória

Por: Helena Pavão
Atualizado em 27/09/2015

Comer bem é bom tanto para a sua saúde física como para a saúde mentalO cérebro necessita de nutrientes, mas quais são os alimentos que são particularmente importantes para manter o nosso cérebro saudável?

Grãos integrais

Como tudo no corpo, o cérebro não pode funcionar sem energia. A capacidade de concentrar e focar vem do fornecimento adequado, constante de energia - sob a forma de glucose no sangue para o cérebro. Para conseguir isso, deve escolher alimentos com grãos integrais que libertam glicose lentamente na corrente sanguínea, mantendo-a mentalmente em alerta durante todo o dia. 

Peixe gordo

Os ácidos gordos essenciais não pode ser produzidos pelo organismo e têm de ser obtidos através da alimentação. As gorduras mais eficazes são as do tipo ómega 3, que estão naturalmente presentes em peixes gordos. As melhores fontes deste tipo de gordura incluem linhaça, óleo de soja, sementes de abóbora, óleo de noz e grãos de soja. São bons para um cérebro e coração saudáveis e o bem-estar em geral. Os peixes gordos contém ómega 3, que permite  o corpo para usá-lo facilmente. Este tipo de peixes gordos são o salmão, a truta, a cavala, o arenque e a sardinha. Estudos comprovam que níveis de ómega 3 estão associados a um maior risco de perda de memória e de desenvolver a doença de Alzheimer.

Mirtilos

Estudos sugerem que o consumo de mirtilos pode ser eficaz em melhorar ou atenuar a perda de memória a curto prazo. 

Tomates

O licopeno, um poderoso antioxidante encontrado nos tomates, pode ajudar a proteger contra o tipo de danos provocados pelos radicais livres nas células em que ocorre o desenvolvimento de demência, em particular a doença de Alzheimer. 

Vitaminas do tipo B

Certas vitaminas do tipo B - B6, B12 e ácido fólico - são conhecidos para reduzir os níveis de homocisteína no sangue. Os níveis elevados de homocisteína estão associadas a um risco aumentado de acidente vascular cerebral, comprometimento cognitivo e doença de Alzheimer. 

Groselha

A vitamina C tem o poder de aumentar a agilidade mental. Uma das melhores fontes dessa vitamina são vital groselhas.

Sementes de abóbora

Um punhado de sementes de abóbora por dia é tudo o que precisa para obter a dose diária recomendada de zinco, vital para a melhoria da memória e das funções cognitivas.

Bróculos

Uma grande fonte de vitamina K, que é conhecido por melhorar a função cognitiva e melhorar a capacidade intelectual.

Nozes

Estudos sugerem que uma boa ingestão de vitamina E pode ajudar a prevenir o declínio cognitivo, particularmente em idosos. As nozes são uma grande fonte de vitamina E, em conjunto com vegetais de folhas verdes, espargos, azeitonas, sementes, ovos, arroz integral e cereais integrais.