8 Dicas para Evitar e Tratar Bolhas Causadas pelo Calçado

Por: Helena Pavão
Publicado em 19/09/2014

Às vezes, quando calçamos um par de sapatos novos, estes tendem a causar bolhas. Como o calcanhar entra em atrito com o sapato, a pele fica irritada e inflamada, principalmente no Verão quando a pele sua mais. Veja aqui algumas dicas para evitar bolhas.

Tratar

Se já tem bolha, os médicos recomendam que mantenha a bolha intacta, pois esta está lá para proteger a pele lesada de entrar em contacto com as bactérias e ficar infetada. O ideal é, em vez de rebentar, tapar a bolha com uma gaze para permitir a bolha respirar. No entanto, às vezes, uma bolha é muito dolorosa e tende a dificultar o uso de qualquer calçado. Como último recurso e, se necessário, pode drenar a bolha. Para drenar o líquido, mas deixar a pele intacta, deve:

  1. Lavar as mãos e a bolha com água morna e sabão.
  2. Depois passe betadine ou álcool na bolha.
  3. Esterilize uma agulha limpa esfregando-a no álcool.
  4. Com cuidado, fure a bolha em algum pontos na borda da bolha e deixe o líquido sair, pressionando de leve e sem retirar a pele sobrejacente.
  5. Aplique de imediato uma pomada antibiótica na zona e tape com uma gaze.
  6. Deixe passar uns dias e depois pode cortar a pele morta com uma tesoura esterilizada.
  7. Aplique novamente pomada e tape com gaze ou penso rápido.

Este procedimento, deve ser sempre o último recurso.

Prevenir

Antes de tratar, há que prevenir. Estudos recentes comprovam que cerca de 73% das mulheres admitem ter problemas nos pés devido ao calçado e que 42% tem esse problema com o calçado favorito. Isso não significa que não é possível evitar as bolhas. 

  • Quando adquirir calçado, compre sempre o tamanho certo. O ideal é esperar pelo final do dia, em que os pés estão mais inchados e podem alterar o tamanho do calçado que quer adquirir.
  • Verifique se o calçado se encaixa no pé adequadamente. Se o pé desliza ou aperta, então pode causar bolhas. Evite comprar calçado desconfortável, pois por que o tente alargar em casa, isso não significa que futuramente não danifiquem os pés.
  • Se não precisa de saltos muito altos, então evite-os.  Os especialistas recomendam calçado com um salto de 7 centímetros ou menos. Esta altura permite uma melhor distribuição do peso e que o pé fique equilibrado sem ficar pressionado na zona da frente. Se o sapato tiver tiras, cordões ou laços vá ajustando-os ao longo do dia.
  • Se já estiver a sofrer com uma bolha, use uma gaze para proteger. Já existem muitas marcas com pensos indicados para este tipo de problema. O ideal é sempre colocar uma gaze ou penso indicado para bolhas.
  • A humidade é também tende a causar bolhas. Pode manter os pés secos usando pó talco ou, em casos extremos, um antiperspirante.
  • Se acha que já se está a formar uma bolha, use vaselina ou um lubrificante semelhante para evitar uma fricção ainda mais penosa.
  • Se os pés estão a deslizar para a frente, experimente usar algumas palmilhas. Estas ajudam a manter os pés no lugar, eliminando a fricção e o atrito. Outra coisa a lembrar é que os pés não são exatamente do mesmo tamanho. Um pode ser um pouco maior ou mais largo que o outro, levando a um pé normal e um pé com bolhas. Palmilhas de silicone e/ou tipo almofadas para os pés podem ajudar a aliviar este problema.