7 Dicas para Misturar Estampados e Padrões

Por: Helena Pavão
Atualizado em 19/02/2015

Quando se trata de tendências arriscadas, a arte de misturar padrões é das mais difíceis. Mas uma vez que domine esta arte, as opções de potenciais roupas aumentam em muito. Desde leopardo ao floral, aprenda aqui a misturar padrões e estampados.

Arrisque

O primeiro passo para criar uma boa combinação é encontrar a peça chave, quer se trate de uma saia floral ou um blazer leopardo, e usar essa peça como ponto de partida.

Misture

Misturar bolinhas e riscas é uma das maneiras mais fáceis de conseguir uma boa combinação. Para aquelas que querem mudar e arriscar, estes são os padrões mais indicados. Comece com preto e branco para uma mistura clássica e chique e adicione uma pitada de cor com uma gira ou um par de sapatos de salto alto. 

Cor

Escolha uma cor. Cores semelhantes vão ajudar a misturar os padrões. Se as peças com padrões não tiverem uma cor em comum, então tente arranjar uma base em comum para estas combinarem, como castanho, preto, branco ou cinza.

Proporções

A proporção é fundamental. Depois de eleger um padrão de grandes proporções, certifique-se de o combinar com um padrão menor. Se usar dois padrões grandes vai tornar o conjunto um aspeto exagerado e desagradável aos olhos.

Quantidade

Quando se trata de usar padrões, misture apenas dois padrões. Há limites. Mas se acha que o look pede uma terceira peça, pode usar com uma blusa branca ou um casaco de malha simples para suavizar os estampados. 

Acessórios

Usar os acessórios certos pode ser a chave para tornar o seu look único. Tente usar itens de cor sólida para finalizar o look como, por exemplo, uma bolsa com grandes dimensões ou um cinto. 

Texturas

Se não se sente preparada para misturar padrões, tentar uma abordagem mais subtil. Pode sempre misturar peças de diferentes texturas, como uma blusa de folhos com uma saia de renda.