5 Receitas para Criar Sangria

Por: Helena Pavão
Atualizado em 24/10/2014

sangria é uma bebida feita com base numa mistura de vinho tinto ou vinho branco, sumo de fruta, pedaços de frutos e açúcar. Uma ótima bebida de Verão, aprenda aqui diferentes receitas de sangria.

Sangria de Vinho Tinto

Para recriar a sangria clássica, vai precisar:

  • Ingredientes: 0,75Lt de vinho tinto; 0,20Lt de 7up ou Sprite; 100gr de açúcar amarelo; 1 laranja grande; 1 limão; 1 maçã; 1 pau de canela; 1 jarro com capacidade para 1,5Lt.
  • Preparação: corte as frutas e coloque-as no jarro. Junte o açúcar e o vinho. Mexa a mistura até o açúcar ficar completamente dissolvido. Coloque o pau de canela e leve a mistura ao frigorífico. Deixe ficar durante uma hora para o vinho ganhar o sabor da fruta e ficar doce. Quando for para servir, junto o 7up ou Sprite, para que a sangria esteja gaseificada quando servir. Se não estiver suficientemente fresca, adicione alguns cubos de gelo. Dica: pode sempre adicionar outros ingrediente a gosto. Um dos mais comuns é a hortelã, mas coloque com moderação (apenas um ramo). Se puser demasiado, o excesso de hortelã poderá anular os outros sabores.

Sangria de champanhe

Nem todas as sangrias têm que ter o vinho tinto como base, pode tentar uma versão diferente e usar champanhe ou espumante. Para isso, vai precisar de:

  • Ingredientes: 1 garrafa de champanhe/espumante bem fresco; 2 copos de refrigerante de limão; 1 copo de sumo de laranja natural; 1 maçã; ananás; quivis; morangos; 1 laranja; 1 cacho de uvas; 2 paus de canela; 75gr de açúcar; gelo; 1 ramo de hortelã; 1 jarro com capacidade para 1,5Lt.
  • Preparação: corte as frutas em pedaços (corte as uvas ao meio e retire as grainhas) e coloque-as no jarro com o açúcar. Junte o sumo de laranja e mexa. Depois, adicione o espumante, os paus de canela, o refrigerante e a hortelã. Pique o gelo e adicione à mistura. 

Sangria de champanhe e frutos vermelhos

Outra versão de sangria de champanhe/espumante, é com frutos vermelhos. Para isso, vai precisar de:

  • Ingredientes: 1 garrafa de champanhe/espumante bem fresco; 0,15Lt de refrigerante de limão; 1 colher de sopa de açúcar amarelo; 2 paus de Canela; 100gr de Frutos Vermelhos; 1 jarro com capacidade para 1,5Lt.
  • Preparação: misture o champanhe/espumante com a gasosa no jarro. Adicione o açúcar amarelo e os paus de canela. Mexa bem com uma colher de pau, até dissolver o açúcar. Depois, junte os frutos vermelhos. Deixe a mistura repousar entre 5 a 10 minutos antes de servir.

Sangria de cidra

Uma novidade é a sangria de cidra. Com menos álcool que a sangria original, esta versão é doce e mais leve, perfeita para os dias mais quentes. Para isso vai precisar de:

  • Ingredientes: 1Lt de cidra doce; 0,75Lt de 7up ou Sprite; 1 maçã; 2 laranjas; 1 limão; meio limão; 1 cálice de vinho do Porto Branco; 1 cálice de ginjinha; 1 pau de canela; gengibre; 75gr de açúcar amarelo, 1 jarro com capacidade para 1,5Lt.
  • Preparação: misture a sidra, o 7up/Sprite, o vinho do Porto e a ginginha no jarro. Esprema o sumo de uma laranja e meia e junte à mistura. Corte a maçã em pedaços e a restante laranja e o meio limão às rodelas, raspe um pouco de gengibre e adicione à mistura. Adicione o pau de canela e o açúcar. Deixe ficar durante uma hora para os sabores se misturarem.

Sangria à Portuguesa

A sangria à Portuguesa é muito semelhante à clássica, mas tem uma adição de licor Beirão e Martini. Para a recriar, vai precisar de:

  • Ingredientes: 1 laranja; 1 maçã verde; 1 lima; 1 cacho de uvas; 3 colheres de sopa de açúcar amarelo; 1 cálice de licor Beirão; 1 cálice de Martini Bianco; 1Lt de vinho tinto bem fresco; 1 refrigerante de limão; 2 paus de canela; 1 jarro com capacidade para 1,5Lt.
  • Preparação: corte a maçã e a laranja aos pedaços e corte os bagos das uvas ao meio e retire as grainhas. Adicione a fruta ao jarro. Esprema o sumo da lima no jarro e misture tudo com o açúcar e os paus de canela. Deixe a repousar à temperatura ambiente durante uma a duas horas. Junte o licor Beirão, Martini Bianco e o refrigerante de limão e mexa bem. No fim, adicione o vinho tinto fresco. Se necessário, adicione uns cubos de gelo.