5 Dicas para Decoração de Interiores

Por: Helena Pavão
Atualizado em 21/12/2014

Algumas pessoas têm um dom natural para algumas tarefas, sejam estas desenhar, cozinhar ou decorar. Mas para muitas é necessário aprender. No diz respeito à decoração, também é necessário alguma ajuda para conseguir decorar um espaço. Tenha que decorar um espaço pequeno, ou a casa inteira, existem algumas dicas que pode ter em conta para decorar como um verdadeiro profissional.

Personalize o espaço

A sua casa ou espaço que está a decorar deve refletir a sua personalidade. Se alguém entrar no seu espaço, deve saber que é seu. A melhor maneira de conseguir isso é através de pequenos acessórios que revelem o seu gosto e interesses. Apesar de sermos tentadas a comprar o que está na moda, mas o importante é ter peças que complementem o seu estilo pessoal. Dica: se está na dúvida quais as cores que mais gosta, se prefere algo antigo ou moderno, padrões ou lisos, pode usar o seu guarda-roupa como guia para saber o que gostaria de colocar na sua casa.

Trabalhe com o espaço

É importante perceber as limitações de projeto. Convém estar familiarizada com o tamanho e a escala do espaço que está a decorar. Além disso, tenha em conta o ambiente e aonde está. Se está na cidade ou no campo, isso pode ajudar a ter uma ideia do tipo de espaço e como o pode decorar, pois ajuda a cingir as escolhas com base no contexto do espaço.

Tenha em conta o conforto

Quem é que nunca comprou uma peça de mobiliário, porque era bonita e depois acabou por ser uma peça desconfortável e até mesmo uma peça inútil? Uma coisa que tem que em conta quando compra mobiliário é o conforto. Quando pensamos em casa, na ideia de lar, aconchegante é algo que vem à mente. Não só deve tornar o seu espaço confortável e aconchegante, como este deve ser convidativo e confortável caso queira receber visitas.

Mantenha-se pelo clássico

O clássico é clássico por alguma razão. Ter algumas peças clássicas permite que tenha alguma liberdade para ir adaptando a decoração conforme a evolução do design e do seu estilo. Com móveis, tecidos clássicos, é possível ter uma base para terminar a decoração com acessórios, detalhes e/ou acabamentos mais modernos e personalizados.

Menos é mais

Mantenha a decoração simples. Não vale a pena sobrecarregar o espaço. Quanto menos peças tiver em cada espaço, este tornar-se-á maior e mais limpo e tem sempre a possibilidade de adicionar mais peças à decoração.