5 Cuidados a Ter com a Pele no Inverno

Por: Helena Pavão
Atualizado em 15/02/2015

Com os dias a ficarem mais , não é só o ar que altera, a pele também. Aprenda aqui quais os cuidados essenciais que deve ter com a pele uma vez que frio chegue.

Lábios secos

A pele nesta zona é mais sensível e não possui glândulas sebáceas como o resto do corpo. Por isso, com as temperaturas mais baixas e o vento, este podem ficar ainda mais secos. A solução é simples: basta hidratar com mais frequência ao longo do dia, com bálsamos e hidratantes labiais.

Pele a escamar

Em alguns casos, as temperaturas baixas podem secar demasiado a pele, ao ponto de escamar.Isso é um sinal de falta de hidratação. É preciso evitar banhos/duches muito quentes e longos. A água em temperaturas mais elevadas remove a oleosidade e a barreira protetora natural da epiderme, facilitando a perda da humidade. O ideal é trocar o gel/sabonete por um menos forte e abrasivo e tomar banhos/duches a uma temperatura menos elevada. 

Pés ressequidos

Os pés podem sofrer muito durante o Inverno, uma vez que ficam em atrito constante com meias e calçados mais fechados. O ideal é não deixar os pés chegarem ao extremo. Use um hidratante forte, que nutra bem e ajude a restaurar a pele. Aplique-o  antes de se deitar.

Mãos ásperas

As mão são as que mais facilmente tendem a ressecar quando a temperatura diminui, porque ficam mais expostas ao ar seco e ao vento. Para que a pele não fique irritada, ou áspera, o melhor é hidratar. Após lavar as mãos, várias vezes ao dia, o uso de hidratante é obrigatório. Tente usar cremes que tenham fórmulas que, para além de hidratar, ajudem na renovação celular, na produção do colagénio e no clareamento da pele. Também deve proteger as mãos com luvas ao sair na rua, quando lava a louça ou faz limpezas em casa.

Protetor soltar extra

Se acha que durante o Inverno os raios solares ficam mais fracos, está muito enganada. As radiações continuam e não adianta apostar em protetores solares com um grau mais baixo. A incidência de UVA e UVB é extremamente alta e deve-se usar cremes com proteção solar elevado. Tanto para o rosto, como para o resto do corpo, o fator de proteção solar mínimo recomendado é de pelo menos 30 FPS.