4 Passos Simples para Melhorar a Autoestima

Por: Helena Pavão
Atualizado em 15/10/2014

Hoje em dia, existe muita pressão para se ser perfeita. O stresse de se ajustar, por si só, pode causar ainda mais problemas ao nível da saúde, tanto física como mental. A verdade é que ninguém é perfeito e isso não é problema nenhum. Cada mulher é única, com as suas características e objetivos de vida e não é necessário ter que se adaptar a um molde perfeito. O truque passa por ter uma autoestima saudável. Veja aqui alguns passos que pode seguir para trabalhar e melhorar a sua autoestima.

Repita a si mesma que é bonita

Uma autoestima saudável começa por dentro. Um bom truque para uma boa autoestima é aprender a gostar de si tal como você é. Assim, todas as manhãs, em frente ao espelho, diga a si mesmo que é bonita (por dentro e por fora). Tente evitar pensamentos negativos, pois estes irão fazer mais mal do que bem e, em geral, não são verdade. O conceito de beleza varia de pessoa para pessoa e não precisa de ser um clone de um modelo ou celebridade para ser uma mulher feliz.

Aceite os seus defeitos

Cada mulher é única e são essas características únicas que nos diferenciam uns dos outros. Abrace e aceite as suas imperfeições. Há que perceber que o que considera uma falha ou defeito para outras pessoas podem ser características que as outras pessoas gostem. Meio caminho para ter uma autoestima saudável é perceber os seus defeitos e aceitá-los.

Evite o que é negativo 

Existem muitas pessoas que são negativas, que estão descontentes com as suas vidas e tendem a deitar a baixo as outras pessoas. Não dê atenção. Todas somos bonitas, inteligentes e capazes de conseguir fazer o que quisermos, desde que não deixemos os pensamentos negativos dominar a nossa vida. Às vezes, parece difícil, mas uma vez que consiga evitar as pessoas que tentam deitar abaixo a sua autoestima, será uma mulher mais feliz. Rodeie-se de pessoas otimistas e diferentes e vai ver a sua autoestima a melhorar.

Não se compare com as outras 

Uma das melhores coisas da vida é que não existem duas pessoas exatamente iguais. Num mundo com talentos infinitos, estilos diferentes e aspirações únicas é algo maravilhoso. Comparar-se aos outros é destruir a sua individualidade. Em vez de perder energia a comparar-se com outras mulheres, foque a sua energia noutras coisas. Estabeleça metas, objetivos e compare-se apenas a si mesma. Tente cumprir objetivos plausíveis e metalize-se de que se não correu bem, na próxima já sabe o que pode fazer para correr melhor da próxima vez.

Se seguir estes passos simples, estará mais perto de ser o melhor de si. Mas mentalize-se de que isso não acontece de uma noite para a outra e que tem que trabalhar todos os dias para melhorar a autoestima.