4 Formas de Não Gastar Dinheiro à Toa

Por: Helena Pavão
Atualizado em 15/10/2014

Num mundo cada vez mais consumista e cheio de novas tendências, pode ser difícil conter-se e não comprar o que quer no momento. Mas seja para evitar dívidas, poupar ou simplesmente equilibrar as finanças pessoais, já existem alguns truques para não gastar o dinheiro em vão.  Siga as nossas dicas para manter os seus gastos sob controlo.

Registe todas as despesas

Esta é a forma ideal para descobrir se está a gastar dinheiro desnecessariamente, onde e como pode poupar. Durante um mês, guarde as faturas de tudo aquilo que consumir, e vá anotando numa folha outros gastos para os quais não tenha fatura (renda, hipoteca, créditos, contas água, luz, gás…). No final do mês, já vai conseguir perceber em que é que gastou o dinheiro. Repita o processo até equilibrar as contas. Assim, vai conseguir manter o controle de despesas, porque conseguir equilibrar o orçamento e saber quando pode mimar-se com um pequeno luxo ou quando tem de “apertar o cinto”.

Defina um orçamento para gastos

Toda vez que receber o salário, ponha parte do dinheiro de lado. A maioria do salário deve ir para uma poupança (mesmo com um trabalho em part-time). Se definir cerca de 10% do salário para gastos, rapidamente verá o dinheiro a acumular-se na sua conta. Faça uma lista de tudo o que precisa de comprar sempre que vai às comprar e certifique-se de que não se desvia da lista. Esta é uma boa técnica para gastar apenas naquilo que realmente precis de comprar e ajuda a eliminar as despesas desnecessárias.

Evite o uso do cartão de crédito

Um cartão de crédito é importante para a construção de crédito, mas nunca deve ser usado se ainda não tem dinheiro suficiente na conta bancária para cobrir uma compra. Se gastar mais dinheiro do o que tem, futuramente, pode tornar-se num problema grave. Tente manter-se sempre a par do que está na conta bancária, antes de decidir fazer uma compra. Tente também usar mais vez dinheiro em vez do cartão nas suas compras. Isto tem um grande impacto no saldo bancário. Isto acontece, porque, quando utiliza dinheiro para pagar as compras, fica mais consciente do que gasta e de como o gasta. Do mesmo modo, quando tem uma quantia limitada (notas e moedas na carteira) para gastar, torna-se mais seletiva e inteligente nas compras que faz e onde quer gastar o dinheiro.

Defina prioridades

Uma das melhores maneiras de não gastar mais é avaliar porque é que realmente quer algo / refeição / experiência. Talvez queira comemorar uma vitória? Ou talvez precise de roupa para uma entrevista de emprego? Se perceber qual é a motivação para comprar, talvez consiga perceber se realmente precisa de gastar o dinheiro ou não. Existem despesas que são necessidades (comida, gás, luz, entre outras), e despesas que são fúteis. Quando for às comprar pondere bem durante, pelo menos, 24 horas. Pense se precisa mesmo desse produto e se lhe vai dar uso. Se mesmo assim quiser gastar o valor, compre, mas depois tente poupar esse valor gasto para o colocar na conta poupança.