11 Dicas para Cabelos Compridos

Por: Helena Pavão
Atualizado em 15/02/2015

O cabelo é o cartão de visita de qualquer mulher e muitas desejam um cabelo longo, brilhante e saudável. Se está a deixar crescer o cabelo ou se já tem o cabelo longo, para o manter saudável e brilhante, basta seguir algumas dicas.

Óleo

A nutrição é essencial para um bom crescimento capilar e isso passa pela hidratação e nutrição das raízes para que o cabelo cresça bem, seja forte e saudável. Por isso convém aplicar um óleo nutritivos pelos menos duas vezes por semana.

Massagem

O estímulo capilar ajuda imenso no crescimento do cabelo. Se massajar o couro cabeludo, vai ajudar a estimular a circulação sanguínea e por consequência o cabelo irá crescer mais rapidamente. Isto também fará com que o cabelo absorva melhor os nutrientes adicionais. Aplique duas vezes por semana óleo de lavanda e massaje. Isto vai ajudar no crescimento do cabelo.

Lavagem

Um cabelo limpo é um cabelo saudável, mas para lavar corretamente, convém ter em conta algumas regras:

  • Lave, mas não todos os dias, pois isso tornará o cabelo seco e quebradiço. Lavar o cabelo três vezes por semana é mais do que suficiente.
  • Cuidado a manusear o cabelo molhado, pois este tende a ser mais frágil e quebradiço. Quando o lavar, seja gentil.
  • Use água fria ou normal, quando lavar. A água demasiado quente tende a secar demasiado o cabelo.
  • Não use muito champô quando lavar. Basta um pouco (tamanho de uma moeda) para lavar.

Amaciador

O amaciador é essencial para manter o cabelo saudável. Este ajuda a manter a hidratação do cabelo, impedindo que este fique seco e protegendo do ambiente externo, como a poluição ou o sol. O uso de um amaciador sempre que lava o cabelo faz maravilhas, mas se tem o cabelo extremamente frágil, pode sempre aplicar uma máscara de hidratação profunda uma vez por semana. Dica: depois de aplicar a máscara, enrole na cabeça uma toalha quente e deixe a atuar. Isso ajudará a abrir os poros e a garantir uma melhor absorção dos nutrientes.

Pentear

Há que ter cuidado quando penteia o cabelo. Quando necessita de desembaraçar o cabelo, aconselha-se o uso de um pente com dentes largos. Comece por pentear as raízes e depois vá subindo até à zona da raiz para diminuir a quebra. Evite pentear o cabelo quando este estiver molhado.

Cortar as pontas

Para evitar as pontas espigadas, convém cortar o cabelo de vez em quando (a cada 2 a 3 meses). Dica: após o corte, aplique um sérum para pontas espigadas. Isso ajudará a evitar que estas se estraguem rapidamente.

Penteados

Criar penteados é algo que não se pode evitar para mudar o look, mas pode ter alguns cuidados para minimizar possíveis danos. Evite:

  • Temperaturas elevadas. Os secadores, os ferros de alisar/ondular provocam imensos danos no cabelo. Tente usar métodos que não impliquem o uso desse tipo de materiais. Mas se não consegue evitar, quando usar secador ou ferro, reduza a temperatura e aplique produtos protetor de calor.
  • Penteados muito apertados. Se prender o rabo-de-cavalo ou a trança em demasia, pode estar a fragilizar o cabelo. Se não pode evitar andar com o cabelo apanhado, não aperte tanto e vá mudando a zona.

Vitamina E

A vitamina E é ótima para o cabelo. Rico em antioxidantes, a vitamina E quando massajada no couro cabeludo, promove uma boa circulação sanguínea e um crescimento capilar adequado.

Produtos químicos

Evite produtos químicos, porque a longo prazo, estes tendem a ter efeitos adversos sobre o cabelo. Quando precisar de cuidar do cabelo, eleja produtos o mais naturais possíveis e evite tratamentos capilares químicos, se possível.

Tratamentos à base de plantas

Para além de serem muito eficazes, ajudam a promover o crescimento do cabelo e a serem bem mais em conta, pois podem ser criados com produtos que encontra facilmente na sua cozinha.

Alimentação

Uma alimentação equilibrada também faz maravilhas pelo seu cabelo. Se ingerir determinadas proteínas, o cabelo crescerá mais rápido, forte e saudável. Alimentos como as castanhas, o caju e o coco são ótimos para incentivar o crescimento capilar. Não se esqueça, também, de beber muita água.