10 Mitos e Verdades sobre a Dieta

Por: Helena Pavão
Atualizado em 14/11/2015

Quando se tenta emagrecer, existem alguns mitos à volta das dietas. Manter uma alimentação saudável nem sempre é fácil, mas aqui vamos desvendar alguns mitos da nutrição e encaminhá-la para uma alimentação saudável, fundamental para quem quer perder peso.

Beber durante a refeição engorda

Verdadeiro. Os líquidos, durante a refeição, dilui o ácido clorídrico e prejudica a digestão. Uma digestão comprometida pode dificultar a eliminação de gordura em alguns casos.

Comer antes de dormir engorda

Verdadeiro. O excesso de comida aumenta a libertação de insulina, que é uma hormona que favorece a acumulação de gordura. O recomendado seria comer uma quantidade equilibrada duas a três horas antes de dormir.

Jantar engorda

Falso. Se o jantar for equilibrado, este pode fornecer nutrientes para a formação de ossos e músculos durante a noite e ajudar o organismo a não acumular gordura. O ideal é comer um carbohidrato integral, uma carne magra, um legume, verduras e azeite.

A genética determina o tipo de corpo

Verdadeiro. A genético influencia em 30% o peso. Mas os hábitos diários, como o exercício físico e comer de forma saudável, influenciam ainda mais. Por isso, mesmo que tenha herdado genes que lhe dão a "tendência para engordar", estes podem ser mudados ao longo da vida, se alterar os seus hábitos diários.

Se emagrecer rápido, o peso volta

Verdadeiro. As dietas que ajudam a emagrecer rápido demais desregulam o organismo, que acaba por acumular tudo o que perdeu a partir do momento que volte a comer normalmente. O ideal é aprender a comer e a ter em conta que o limite de perda de peso por semana aconselhável é até 1,5 quilos.

Comer várias vezes ao dia acelera o metabolismo

Verdadeiro. Comendo de três em três horas, ajuda a manter o metabolismo ativo e os níveis de açúcar equilibrados. Com isso, os picos de insulina, que favorecem a acumulação de gordura e o aumento da fome nas principais refeições, são evitados.

Chá verde emagrece

Verdadeiro. O principal composto do chá verde tem muitos antioxidantes e ativa a queima de gorduras. O recomendado é fazer o chá com as ervas e tomar até 3 chávenas por dia. 

Ingerir água morna ajuda a evitar a acumulação de gordura

Verdadeiro. A água morna ajuda a reduzir a acidez do estômago, favorecendo a ionização dos alimentos durante a digestão. Esse processo melhora a absorção de nutrientes, a eliminação de toxinas e gera menos acumulação de gordura.

A alimentação vegetariana é melhor

Verdadeiro. Eliminar a proteína animal não é recomendado para a saúde, porque as vitaminas do tipo complexo B, como o B12 ou o ferro, estão mais presentes nos alimentos de origem animal. Isso não significa que a dieta de carne é mais saudável. Se pensa em retirar a carne da sua alimentação, deve consumir alimentos ricos em ferro, em conjunto com fontes de vitamina C.

Comer pouco reduz o apetite

Verdadeiro. O estômago não diminui uma vez que deixa de comer, nem aumenta. A sensação de barriga inchada é quando o estômago está dilatado e a única maneira de reduzir o tamanho do estômago é através de cirurgia. O influência a saciedade é o tipo de alimentação que fazemos. Logo, se quer comer menos e sentir-se saciada mais rapidamente é consumindo mais fibras. Estas não só dão a sensação de estar satisfeita mais rapidamente, como ajudam o organismo a trabalhar melhor.